Hora certa:
 

Atualidades

Médicos se unem a pacientes e familiares contra as doenças inflamatórias intestinais

Segundo uma pesquisa realizada no Centro de Doença Inflamatória Intestinal em Campo Grande, MS, é persistente no Brasil a demora em diagnosticar corretamente doenças inflamatórias intestinais (DII), como a doença de Chron e a retocolite ulcerativa.  

Para combater esse problema, o Departamento de Gastroenterologia da Associação Paulista de Medicina (APM) realizará em 5 de outubro, das 8h30 às 12h30, o Encontro para Pacientes com Doenças Inflamatórias Intestinais.  

A reunião abordará todo o processo das patologias desde os primeiros sintomas, passando pelos tratamentos medicamentosos, nutricionais, cirúrgicos e psicoterápicos, até as vacinas e a qualidade de vida. É voltada não só aos pacientes como a seus familiares. 

“Queremos que parentes e pessoas queridas tenham maior conscientização sobre as doenças e participem lado a lado com o paciente, de forma efetiva, auxiliando nos cuidados, com mais conhecimento”, comenta a dra. Rosângela Porto, mestre em Gastroenterologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e coordenadora científica do encontro. 

A médica guiará uma das palestras sobre o quadro clínico característico da Colite Ulcerativa Inespecífica e da Doença de Chron, discutindo os sinais de cada patologia e possíveis complicações.  

“O paciente precisa ser conscientizado sobre a doença da qual é portador e quanto mais informações receber, melhor. Assim, a probabilidade de adesão ao tratamento é maior”, afirma dra. Rosângela. 

A reunião também contará com exposições de especialistas na área de enfermidades do trato digestivo, como dr. Marcelo Pedro, médico cirurgião do Hospital Israelita Albert Einstein; dra. Rebeca Isaac, nutricionista clínica da Academia Brasileira de Nutrição Funcional; dra. Maristela Gomes de Almeida, coloproctologista e colonoscopista do Hospital Professor Edmundo Vasconcelos; dra. Nathalia Vieira, especialista pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia; dr. Isaak Attikes, gastroenterologista do Hospital Santa Catarina; dra. Josiane Cândido, psicóloga clínica e psicanalista; entre outros. 

APM - Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 - Bela Vista - São Paulo/SP 
Mais informações: inscricoes@apm.org.br ou (11) 3188-4577 
 

UPpharma on-line: publicação dirigida a médicos, prescritores e profissionais da saúde


(11) 5533-5900 – uppharma@uppharma.com.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim UPpharma on-line é de responsabilidade de cada um dos autores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial, sem a expressa autorização da DPM Editora.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail uppharma@uppharma.com.br . Qualquer dúvida, ou dificuldade de navegação, poderá ser atendida pelo serviço de suporte UPpharma on-line pelo e-mail: uppharma@uppharma.com.br

Seu IP: 3.230.143.213 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)