Hora certa:
 

Atualidades

Os sinais de que a tireoide não vai bem

A tireoide é a glândula responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). Ela tem a forma de borboleta e fica localizada na parte da frente do pescoço, logo abaixo da região conhecida como Pomo de Adão. 

Quando a tireoide se encontra alterada, ela pode funcionar de forma exagerada (hipertireoidismo) ou mais lentamente (hipotireoidismo). Os hormônios produzidos pela tireoide são responsáveis pela função do coração, cérebro, fígado e rins e interfere no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, no peso, na memória, na concentração, no humor e no controle emocional.

Abaixo, a endocrinologista Lorena Lima Amato lista os principais sinais de que pode levar à desconfiança de que a tireoide não está em seu pleno funcionamento:

·        Aumento ou perda de peso

·        Alterações de humor

·        Sonolência, cansaço e dores musculares

·        Queda de cabelo e pele seca

·        Dificuldade de concentração e esquecimento

 “A tireoide é importante por diversas funções vitais do nosso organismo e, por isso, deve-se fazer o check-up anualmente quando são realizados exames clínicos e de sangue, eventualmente também sendo incluídas dosagens dos hormônios TSH e T4 livre. O médico avaliará se há indicação para ultrassonografia, exame esse que pode detectar nódulos”, explica Dra. Lorena.

 

Artigos

ver tudo

Banner Snifbrasil

Banner DPM


SnifDoctor é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifDoctor é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifdoctor.com.br. Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifDoctor, pelo e-mail dpm@dpm.srv.br

Seu IP: 34.239.147.7 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)