Hora certa:
 

Atualidades

Folha da hortelã-pimenta ajuda na TPM? Médico explica

A síndrome pré-menstrual (SPM) e o transtorno disfórico-pré-menstrual (TDPM) são dois distúrbios relacionados a sintomas que ocorrem uma a duas semanas antes da menstruação. De acordo com o médico Tasso Carvalho, esses sintomas estão presentes na vida da maioria das mulheres em idade fértil e causa diversos problemas de ordem física, mental e comportamental, afetando dessa forma, negativamente a qualidade de vida. Algumas substâncias podem ajudar a diminuir esses sintomas, como é o caso da folha de hortelã-pimenta.

Os sintomas pré-menstruais podem ser físicos, emocionais e comportamentais. Embora ambos os transtornos interfiram no dia a dia da mulher, a TDPM é mais severa e, às vezes, incapacitante. Saiba mais sobre essas duas condições e como são tratadas.

“Diversas substâncias presentes na folha da hortelã-pimenta (mentha piperina) possuem, dentre outras propriedades, ação anti-inflamatória e antioxidante. Mentol, mentona, cineol, mentofurano, e cineo limonina são os principais ativos contidos na mentha piperina, relacionados com analgesia e anti inflamação.”

Ainda conforme o médico, o mentol, através de mecanismos de ativação do sistema opióide endógeno e do controle da liberação de cálcio celular, tem importante ação no controle da cefaléia relacionada com a síndrome pré-menstrual.

“Recente estudo, publicado em 2019, randomizado, duplo-cego, e placebo controlado, analisou o efeito do óleo da hortelã-pimenta e comprovou a sua segurança e eficácia na redução da severidade dos sintomas da síndrome pré-menstrual'', disse.

Ainda segundo o profissional de saúde, os níveis dos hormônios reprodutivos femininos oscilam durante o ciclo menstrual de toda mulher. Essas variações hormonais podem afetar os níveis de substâncias químicas do cérebro (neurotransmissores) que têm um papel importante na regulação do humor, com destaque para a serotonina.

“Mulheres que sofrem de síndrome pré-menstrual ou transtorno disfórico pré-menstrual são mais sensíveis aos efeitos desses hormônios e podem ter seus sintomas diminuídos. É muito importante consultar o médico”, finalizou. 

Artigos

ver tudo

Banner Snifbrasil

Banner DPM


SnifDoctor é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifDoctor é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifdoctor.com.br. Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifDoctor, pelo e-mail dpm@dpm.srv.br

Seu IP: 3.236.225.157 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)