Hora certa:
 

  • edição 206

Atualidades

Mitos e verdades sobre a puberdade em meninas

A sociedade está imersa no mundo digital, é inevitável que pais e cuidadores sejam bombardeados por informações sobre a criação dos filhos praticamente o tempo todo. Quais produtos usar? Quais alimentos evitar? Temas muito delicados como crescimento, puberdade e obesidade deixam as famílias muito aflitas e até mesmo confusas.

Dra. Ludmila Pedrosa Endocrinologista Pediátrica pela Sociedade Brasileira de Pediatria explica que a puberdade é a fase de desenvolvimento em que a criança é preparada para a maturação sexual e reprodução.

Existem vários mitos envolvendo o assunto, que podem acabar confundido alguns pais e causando preocupação desnecessária. A endocrinologista pediátrica esclarece os principais que envolvem a puberdade.

1-O surgimento de pelos em região genital indica que a menina está em puberdade? Mito ou Verdade?

Mito! O surgimento de pelos de forma isolada não indica o início da puberdade nas meninas. "O primeiro sinal do início da puberdade no sexo feminino é o aparecimento do broto mamário, que é normal a partir dos 8 anos de idade. O aparecimento dos pelos em meninas antes de 8 anos também não é esperado e deve ser investigado." Explica a médica.

2-Aproximadamente 2 anos após o aparecimento do broto mamário acontece a primeira menstruação. Mitou ou Verdade?

Verdade! Após o aparecimento do broto mamário, a primeira menstruação (tecnicamente chamada de menarca) acontece em cerca de 2 anos.

3-A menina não cresce mais após a menarca. Mito ou Verdade.

Mito! Dra. Ludmila explica que a menarca acontece na fase final do crescimento e, por isso, não é esperado que a menina cresça muito após. Em média, ela ainda pode ganhar cerca de 5 cm após a primeira menstruação.

4-Ciclos menstruais irregulares são esperados após a menarca. Mito ou Verdade?

Verdade! Geralmente é esperado 2 anos após a menarca para que os ciclos se regularizem. Após esse período, se persistir com irregularidade, vale a pena investigar, alerta a endócrino pediátrica.

 5-A idade do início da puberdade dos pais tem relação com a idade de puberdade dos filhos. Mito ou Verdade.

 Verdade! "Tanto quando estamos falando de antecipação, quanto de atraso, vemos uma relação muito grande entre a idade de início da puberdade dos pais e dos filhos." Fala Dra. Ludmila.

Pais que tiveram alguma alteração na idade de início da puberdade devem estar atentos para os sinais de puberdade dos filhos e, caso algo chame atenção, procurar ajuda especializada.

 6-Substâncias presente no meio ambiente podem influenciar a idade de início da puberdade. Mito ou Verdade?

 Verdade! Vários estudos já mostraram que muitas substâncias presentes no meio ambiente (chamados desruptores ou desreguladores endócrinos) podem sim influenciar em vários hormônios do corpo. Por isso, a médica recomenda cuidado ao comprar produtos - ler os rótulos é fundamental.

7-O peso de nascimento (ou o fato de ter sido prematuro) pode contribuir para antecipar o início da puberdade? Mito ou Verdade?

Verdade! Crianças que foram prematuras ou Pequenas para a Idade Gestacional (PIG) têm maior chance de anteciparem a puberdade em relação àquelas que nasceram no tempo certo e com tamanho adequado. "Por isso, essas crianças merecem atenção especial e um acompanhamento pediátrico atento para identificar qualquer alteração". Finaliza Dra. Ludmila Pedrosa.

 

UPpharma on-line: publicação dirigida a médicos, prescritores e profissionais da saúde


(11) 5533-5900 – uppharma@uppharma.com.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim UPpharma on-line é de responsabilidade de cada um dos autores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial, sem a expressa autorização da DPM Editora.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail uppharma@uppharma.com.br . Qualquer dúvida, ou dificuldade de navegação, poderá ser atendida pelo serviço de suporte UPpharma on-line pelo e-mail: uppharma@uppharma.com.br

Seu IP: 34.204.169.230 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)