Hora certa:
 

Noticias

Cardiologista da BP lança livro para desmistificar preconceitos sobre cirurgia cardíaca

Com linguagem simples e envolvente, o médico cardiologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, André Gasparoto, convida pacientes, familiares e população geral para uma reflexão sobre a jornada da cirurgia cardíaca. Em sua segunda obra, “Cirurgia Cardíaca – como encarar de peito aberto”, publicada pela Editora Manole, o autor perpassa os caminhos percorridos por aqueles que necessitam de uma cirurgia no coração, desde os primeiros exames diagnósticos até o retorno para a rotina habitual.

De acordo com o especialista, o principal objetivo do livro é quebrar preconceitos. “A ideia é desmistificar sem banalizar a complexidade de uma cirurgia cardíaca, um tema que é tão relevante e que, em algum momento, fez ou fará parte da maioria das famílias dos brasileiros”, conta. Em 2021, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) anunciou que cerca de 30% da população brasileira é afetada por doenças cardíacas, o que resulta em mais de 300 mil mortes anualmente. Além disso, só no último ano foram realizadas 4.748 mil cirurgias cardíacas em adultos pelo SUS, o que corresponde a 86% de todas as cirurgias cardíacas no Estado de São Paulo, além de outras 45 cirurgias em crianças de 0 a 12 anos.

Para o médico da BP, a literal cirurgia cardíaca é apenas uma das etapas do atendimento. “O pré-operatório, pós-operatório e demais fases da reabilitação do paciente são fundamentais. Por conta disso, a obra aborda a jornada completa para que todos consigam entender a importância da sincronia desses estágios”, explica.

Somente na BP, referência na América Latina em Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, foram mais de 41 mil atendimentos cardiológicos em 2021. Em 2021, por exemplo, a instituição também foi pioneira no implante do Micra, o menor marca-passo do mundo, após ter se consagrado como uma das primeiras a realizar o implante transcateter de válvula aórtica (Tavi), a correção da insuficiência mitral por meio do implante de um dispositivo chamado MitraClip.

Traduzir para o público leigo os detalhes altamente complexos de uma indicação cirúrgica é um desafio, lembra o chefe de cirurgia cardiovascular do Hospital BP, Noedir Stolf, que assina o prefácio do livro. “O autor faz uma reflexão sobre a vida, analisa os fatores médicos que influenciam a plena recuperação e o ganho de qualidade de vida. Faz considerações que se baseiam em sua vasta experiência, mas, sobretudo, pondera uma visão pessoal, humanística, controversa, às vezes, mas que mostra o ser humano especial que é”, enfatiza.

A obra “Cirurgia Cardíaca – como encarar de peito aberto” conta com 18 capítulos, apresentação, preâmbulo, introdução e bibliografia consultada. O lançamento oficial e noite de autógrafos acontece no próximo dia 18 de agosto, às 19 horas, na livraria da Vila do Shopping Pátio Paulista, na Rua Treze de Maio, 1947 - Bela Vista, São Paulo - SP.

 

 

Artigos

ver tudo

Banner Snifbrasil

Banner DPM


SnifDoctor é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifDoctor é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifdoctor.com.br. Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifDoctor, pelo e-mail dpm@dpm.srv.br

Seu IP: 3.236.225.157 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)