Hora certa:
 

Noticias

Novo estudo encontra diferenças na microbiota intestinal de mulheres de acordo com o consumo de alimentos ultraprocessados

O alto consumo de alimentos ultraprocessados (AUP) tem sido associado ao aumento do risco de obesidade e outras doenças metabólicas, e esse padrão alimentar parece ser responsável por alterações crônicas na microbiota intestinal. O objetivo deste estudo foi avaliar associações entre o consumo de AUP com a microbiota intestinal e marcadores cardiometabolicos em mulheres.

O estudo transversal examinou 59 mulheres. Foram avaliados: consumo alimentar pela classificação NOVA, parâmetros antropométricos e metabólicos e microbioma intestinal por sequenciamento de última geração. O maior consumo de AUP foi diretamente associado à resistência à leptina, e este estudo sugere que o consumo de alimentos ultraprocessados ou de alimentos in natura ou minimamente processados pode afetar a composição da microbiota intestinal.

“Este trabalho representa o primeiro estudo de microbioma que correlacionou marcadores de qualidade da dieta, usando a NOVA, e espécies presentes na microbiota intestinal. Encontramos uma composição bacteriana diferente de acordo com o grupo alimentar preferencial consumido: alimentos ultraprocessados ou in natura/minimamente processados”, explica Dr. Marcio Mancini, endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP) orientador do projeto.

O maior consumo de alimentos ultraprocessados esteve diretamente relacionado à resistência à leptina em mulheres, o que prejudica o controle do apetite e pode contribuir para o ganho de peso.

Artigos

ver tudo

Banner Snifbrasil

kupi kvadrat


UPpharma on-line: publicação dirigida a médicos, prescritores e profissionais da saúde


(11) 5533-5900 – uppharma@uppharma.com.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim UPpharma on-line é de responsabilidade de cada um dos autores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial, sem a expressa autorização da DPM Editora.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail uppharma@uppharma.com.br . Qualquer dúvida, ou dificuldade de navegação, poderá ser atendida pelo serviço de suporte UPpharma on-line pelo e-mail: uppharma@uppharma.com.br

Seu IP: 18.97.14.91 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)