Hora certa:
 

Noticias

Maior evento nacional de oncologia pediátrica discute novas formas de diagnóstico e tratamento contra o câncer em crianças e adolescentes

Compartilhar aprendizados, atualizações, experiências e novos caminhos para melhorar o índice de sobrevida da criança e do adolescente com câncer. Estes são alguns dos objetivos do XVIII Congresso Brasileiro e XXXIV Congresso Latino-Americano de Oncologia Pediátrica, que acontecem de 3 a 6 de maio no Centro de Convenções de Florianópolis. A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE) e da Sociedade Latino-Americana de Oncologia Pediátrica (SLAOP).

Estarão reunidos especialistas brasileiros e internacionais da área de oncologia e cirurgia pediátrica, patologia, radiologia, hematologia, enfermagem, políticas públicas de saúde, entre outros, para discutir, de forma integrada e multidisciplinar, as principais novidades relacionadas aos cuidados em saúde para o enfrentamento ao câncer, com foco no público infantojuvenil.

"O evento agregará as experiências de especialistas em diversas áreas, com suas visões, pesquisas e vivências em consultórios, hospitais e demais frentes que atendem crianças e adolescentes em tratamento oncológico. A colaboração global, com vistas à educação e ao incentivo à pesquisa são metas a serem alcançadas neste encontro, visando melhorar a vida das crianças e adolescentes com câncer", afirma o presidente da SOBOPE, Dr. Neviçolino de Carvalho.
 

A Comissão Científica dos Congressos reuniu temas de relevância que serão ministrados de forma interativa e dinâmica, entre eles: tumores raros pediátricos, tumores do sistema nervoso central, leucemias, linfomas, medicina de precisão, câncer em adolescentes e adultos jovens, prevenção na infância do câncer na idade adulta, além de debates sobre acesso a novas formas de diagnóstico e tratamento.
 
"A programação visa o enriquecimento e a troca de conhecimento entre as duas entidades. Temos palestrantes de países como a Argentina, México, Peru, Paraguai, Chile, Colômbia, Bolívia e até dos Estados Unidos e Canadá, sem falar dos palestrantes nacionais. O intuito é levar ao público uma gama de assuntos diversificados, abrindo espaço para esclarecimento de dúvidas, discussões e novos aprendizados", afirma a presidente do XVIII Congresso Brasileiro de Oncologia Pediátrica, Dra. Denise Bousfield da Silva.
 
Dados do câncer em crianças e adolescentes

Voltado à atualização de profissionais, o evento acontece em um contexto em que, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), ocorrerão 7930 novos casos de câncer em crianças e jovens de 0 a 19 anos de idade a cada ano do triênio 2023/2025. O câncer infantil é a primeira causa de morte por doença em crianças e a segunda causa de óbito em geral, ficando atrás apenas de mortes causadas por acidentes. Entre os tipos mais comuns de câncer infantojuvenil estão: leucemia, linfoma e tumores do sistema nervoso central.
 
É importante destacar que 8 entre 10 crianças e adolescentes diagnosticados com câncer podem ser curados, se a doença for descoberta precocemente e tratada em centros especializados. "As técnicas e procedimentos da oncologia pediátrica vêm evoluindo de maneira a garantir, cada vez mais, um tratamento assertivo e seguro aos pacientes. Porém, é sempre necessário reforçar que é fundamental não ignorar os sinais iniciais do câncer; dar atenção às queixas das crianças, principalmente as recorrentes; ter acompanhamento médico regular e levá-los para consulta com o pediatra caso surja alguma anormalidade", finaliza Dr. Neviçolino de Carvalho, presidente da SOBOPE.
 
 Congresso Brasileiro e Congresso Latino-Americano de Oncologia Pediátrica

Data: 3 a 6 de maio de 2023

Local: Centro de Convenções Centro Sul

Endereço: Av Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro - Florianópolis - SC

 

UPpharma on-line: publicação dirigida a médicos, prescritores e profissionais da saúde


(11) 5533-5900 – uppharma@uppharma.com.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim UPpharma on-line é de responsabilidade de cada um dos autores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial, sem a expressa autorização da DPM Editora.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail uppharma@uppharma.com.br . Qualquer dúvida, ou dificuldade de navegação, poderá ser atendida pelo serviço de suporte UPpharma on-line pelo e-mail: uppharma@uppharma.com.br

Seu IP: 34.239.170.244 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)