Hora certa:
 

Noticias

Manole lança edição 2023 de Medicina de Emergência – Abordagem prática

Livro traz novos capítulos sobre atendimento a queimados e outro voltado ao socorro das vítimas de violência sexual. A compra do livro garante acesso a vídeos sobre o uso da ultrassonografia à beira do leito.
 
 
A 17ª edição de Medicina de Emergência – Abordagem prática, da Manole, traz o estado da arte da especialidade, com recentes avanços e novas abordagens. Trata-se de um guia que é referência em medicina de emergência no país. Escrito por membros da equipe do pronto-socorro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, que realiza o atendimento emergencial de cerca de 320 mil pessoas por ano, o livro reúne a expertise dos que estão na linha de frente do serviço médico do HC de São Paulo.
 
Destaque para os novos capítulos que tratam de queimados e vítimas de violência sexual, com detalhamento sobre linhas de conduta. No final da maioria dos capítulos, protocolos para indicação de internação, de terapia intensiva e demais seguimentos, contribuindo para as decisões de admissão hospitalar e encaminhamentos posteriores. Medicina de Emergência também conta com fluxogramas que acompanham o texto para ajudar os médicos nas tomadas de decisão. Outros destaques são as descrições de procedimentos realizados no departamento de emergência, com figuras, complicações e manejo, além da seção que descreve a técnica de ultrassonografia à beira-leito. Inclusive, a aquisição do livro dá acesso a vídeos por QR-code, demonstrando o uso deste tipo de ultrassonografia.
 
A obra tem a missão de ajudar na formação e na educação continuada de todos os profissionais que atuam neste nicho da medicina. “Esperamos que nosso trabalho atenda aos objetivos de servir para o aprendizado da medicina de emergência, além de funcionar como material de consulta para aqueles que precisem resolver dúvidas práticas em plantões”, declaram os editores na apresentação do livro. 
 
O lançamento aconteceu no 1º Congresso de Medicina de Emergência da USP em abril. 
 
Sobre os editores

Rodrigo Antonio Brandão Neto é médico supervisor do Pronto-socorro do HCFMUSP e do Programa de Residência de Medicina de Emergência do HCFMUSP.

Heraldo Possolo de Souza é professor associado do Departamento de Clínica Médica, Disciplina de Emergências Clínicas da FMUSP e médico do Serviço de Emergência do HCFMUSP.

Lucas Oliveira Marino é médico assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do HCFMUSP, intensivista pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), médico diarista da UTI Geral do Hospital Nipo-Brasileiro e doutor em Ciências Médicas pela FMUSP.

Julio Flávio Meirelles Marchini é professor colaborador do Departamento de Clínica Médica da FMUSP e supervisor do Programa de Residência de Medicina de Emergência do HCFMUSP.

Júlio César Garcia de Alencar é diretor da Unidade de Emergência Referenciada do HCFMUSP e doutor em Ciências pela FMUSP.
 
Karina Turaça é [b]médica emergencista, preceptora e assistente do Pronto-socorro do HCFMUSP.[/b]

UPpharma on-line: publicação dirigida a médicos, prescritores e profissionais da saúde


(11) 5533-5900 – uppharma@uppharma.com.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim UPpharma on-line é de responsabilidade de cada um dos autores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial, sem a expressa autorização da DPM Editora.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail uppharma@uppharma.com.br . Qualquer dúvida, ou dificuldade de navegação, poderá ser atendida pelo serviço de suporte UPpharma on-line pelo e-mail: uppharma@uppharma.com.br

Seu IP: 34.239.170.244 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)