Hora certa:
 

Noticias

São Paulo sediará a I Jornada Sudeste de Reumatologia

Médicos, cientistas, pesquisadores e acadêmicos se reúnem na capital paulista para discutir estudos clínicos, pesquisas, novas diretrizes, recomendações e posicionamentos que irão atualizar o diagnóstico e o tratamento de doenças reumatológicas. Inteligência Artificial com ChatGPT será destaque na programação científica do evento com perspectivas e preocupações na profissão médica

A cidade de São Paulo sediará a I Jornada Sudeste de Reumatologia entre os dias 29 de junho e 1° de julho. O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) e a Sociedade Paulista de Reumatologia (SPR) com apoio das regionais do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do Espírito Santo, reunirá palestrantes de renome nacional e internacional debatendo temas de interesse e as atualidades da especialidade.

Discussões de casos, mesas redondas e cursos compõem a programação científica do evento. A expectativa é de que mais de 600 médicos participem do encontro. Entre os temas de destaque estão: imagem na reumatologia, autoanticorpos e medicina de precisão, algoritmo de investigação de erros inatos da imunidade, Vasculites, Síndrome de Sjögren, Artrite Reumatoide, Espondiloartrites, ChatGPT com perspectivas e preocupações na profissão médica, atualização e desafios no manejo da Esclerose Sistêmica, Canabinoides na prática reumatológica, atualização das recomendações de vacinação em pacientes com doenças reumáticas imunomediadas (DRIM),  entre outros. Confira a programação completa em https://jornadase2023.sbr.org.br/
 
“Reuniremos os especialistas membros ou não das sociedades de reumatologia da região Sudeste do país para um evento ímpar com o objetivo de trazer para debate as descobertas mais recentes e estudos que agregam conhecimento à prática clínica e ao dia a dia dos reumatologistas, além de especialistas de demais áreas. Será uma rica troca de experiências entre os especialistas”, afirma o reumatologista Marco Antônio Araújo da Rocha Loures, presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).

 “A especialidade conta com avanços expressivos nos últimos anos e um dos principais pontos da programação da I Jornada Sudeste de Reumatologia será a importância do laboratório e da imagem em reumatologia, visto que os exames auxiliam o profissional no diagnóstico assertivo”, ressalta a médica reumatologista Nafice Costa Araújo, presidente da Sociedade Paulista de Reumatologia (SPR). O evento destacará uma programação científica abrangente e diversificada, trazendo à tona temáticas sobre diagnóstico, tratamentos, pesquisas e discussões contemporâneas da prática clínica. 

A presidente do evento, Dra. Sandra Watanabe reforça que o principal objetivo da I Jornada Sudeste de Reumatologia é levar para os profissionais de saúde informações criteriosas e atualizadas, sempre tratadas à luz da ciência. "O resultado prático desse conhecimento é o aprimoramento e qualidade na assistência e tratamento aos pacientes reumáticos."
 
Sobre as doenças reumáticas

As doenças reumáticas compõem um grupo formado por mais de uma centena de doenças que acometem o sistema musculoesquelético e já afetam mais de 15 milhões de brasileiros. Algumas dessas doenças são autoimunes podendo atingir vários órgãos internos como rins, pulmões, cérebro, coração e vasos, além de ossos e articulações. 
Entre as principais doenças reumáticas estão Artrite Reumatoide, Osteoartrite, Espondiloartrites, Artrite Psoriásica, Lombalgia, Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), Fibromialgia, Osteoporose, Gota, Febre Reumática, Vasculites. Cada doença tem sua característica. A artrite reumatoide por exemplo, ocorre quando há uma alteração do sistema imunológico, que ataca as articulações. Os sintomas mais comuns são: dor, calor e vermelhidão nas articulações, rigidez matinal, deformidade das articulações.
 

I Jornada Sudeste de Reumatologia
Sheraton WTC Hotel
Av. das Nações Unidas, 12559 - Brooklin Novo, São Paulo – SP.
Programação completa:
https://jornadase2023.sbr.org.br/
 
Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) - www.reumatologia.org.br 

Sobre a Sociedade Paulista de Reumatologia (SPR) - https://www.reumatologiasp.com.br

UPpharma on-line: publicação dirigida a médicos, prescritores e profissionais da saúde


(11) 5533-5900 – uppharma@uppharma.com.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim UPpharma on-line é de responsabilidade de cada um dos autores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial, sem a expressa autorização da DPM Editora.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail uppharma@uppharma.com.br . Qualquer dúvida, ou dificuldade de navegação, poderá ser atendida pelo serviço de suporte UPpharma on-line pelo e-mail: uppharma@uppharma.com.br

Seu IP: 100.28.0.143 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)