Hora certa:
 

Noticias

Mitos e verdades sobre artrose

A artrose é uma doença que causa o desgaste das cartilagens que envolvem as articulações com finalidade de proteger os ossos do corpo. Conforme essa cartilagem se rompe o ser humano fica com a sua mobilidade comprometida e sua qualidade de vida é afetada de forma reduzida. “Pode ser causada por obesidade, esportes e até mesmo por esforços físicos repetitivos” conta a médica reumatologista Cláudia G. Schainberg.

Não há cura definitiva para essa doença. “Existem tratamentos para controlar as dores causadas pela artrose e para evitar que ela piore. Além desses tratamentos ajudarem com o conforto e alívio da dor, proporcionando uma vida melhor e diminuindo a perda da capacidade e mobilidade da pessoa” relata a reumatologista Cláudia G. Schainberg.

Esta doença aparenta alguns sinais e sintomas. “Rigidez, redução da mobilidade articular, inchaço, rangidos e estalos na articulação, dor nas articulações e perda da flexibilidade são alguns sintomas da artrose” diz Schainberg.

Confira alguns mitos e verdades sobre a artrose:

É possível evitar a artrose.

Mito. Não é possível evitar a artrose, porém é viável diagnosticá-la em sua fase inicial e começar o tratamento para que haja a redução das dores.

Artrite e artrose são a mesma coisa.

Mito. São duas doenças diferentes. A artrose causa o desgaste da articulação, já a artrite causa a inflamação da articulação.

Artrose não é doença de idoso.

Verdade. Embora a artrose atinja pessoas com a faixa etária com mais de 60 anos, ela pode afetar crianças, jovens e adultos.

Todo caso de artrose é necessário cirurgia.

Mito. Embora a artrose desgaste a articulação do osso, só é necessário realizar uma cirurgia em casos graves que precisam do realinhamento dos ossos.

 Pessoas com artrose devem praticar atividade física.

Verdade. É importante que pessoas com artrose façam exercícios físicos, porém não deve ser de forma exagerada e inapropriada.

 
 

UPpharma on-line: publicação dirigida a médicos, prescritores e profissionais da saúde


(11) 5533-5900 – uppharma@uppharma.com.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim UPpharma on-line é de responsabilidade de cada um dos autores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial, sem a expressa autorização da DPM Editora.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail uppharma@uppharma.com.br . Qualquer dúvida, ou dificuldade de navegação, poderá ser atendida pelo serviço de suporte UPpharma on-line pelo e-mail: uppharma@uppharma.com.br

Seu IP: 44.223.39.67 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)