Hora certa:
 

Noticias

Pesquisa inédita visa prevenir diabetes no país

O diabetes é uma doença que pode ser congênita ou adquirida e que se caracteriza pela alta concentração de glicose no sangue. O Brasil é o 5º país em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos (20 a 79 anos), ficando atrás apenas da China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. 

Pensando no bem-estar da população brasileira, a BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, em parceria com o Ministério da Saúde através da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde (SECTICS), e com o apoio da Sociedade Brasileira de Diabetes, conduzirá uma pesquisa inédita por meio do projeto Programa de Prevenção de Diabetes (PROVEN-Dia), dentro do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).   

Não há ainda no Brasil um inquérito que identifique como as pessoas com alto risco para desenvolver diabetes estão sendo cuidadas. Os resultados desse inquérito ajudarão a entender o cenário nacional e organizar propostas assertivas e aplicáveis para brasileiros com risco de ter diabetes. 

"Uma das entregas do projeto é estimar como é realizado o cuidado do paciente com alto risco de desenvolver diabetes tipo 2. Este inquérito irá apresentar perguntas diretas e focadas para profissionais de saúde e para instituições, como unidades de saúde, hospitais, clínicas particulares, ambulatórios, de modo geral", conta Angela Bersch, pesquisadora do Proven-Dia e da BP e professora assistente I - PPCR da Harvard School Public Health. 

"Esse levantamento é muito importante, pois poderá ajudar não só na identificação, mas também no tratamento de pessoas com diabetes", diz dr. Levimar Araújo, presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes. 

Para participar do estudo, basta clicar nos links abaixo: 

Profissionais de saúde: https://redcap.link/survey-bp-proven-profissional
Gestores de serviços de saúde: https://redcap.link/survey-bp-proven-servicos 

A participação de profissionais de saúde e gestores dos serviços de saúde é essencial para compreender o cenário, e com os dados, aprimorarmos a qualidade dos serviços oferecidos e, consequentemente, melhorar a vida de milhares de brasileiros.  

Benefícios ao SUS 

Além de representar um gasto financeiro relevante para os pacientes e familiares, o tratamento da diabetes também tem um relevante impacto econômico no SUS. A falta de ações preventivas leva a uma utilização massiva dos serviços de saúde, causando perda de produtividade e demandando cuidados prolongados para tratar suas complicações crônicas, como insuficiência renal, cegueira, problemas cardíacos e pé diabético.  

Estima-se que os gastos com saúde de indivíduos com diabetes sejam de duas a três vezes maiores do que aqueles sem a doença. "Por isso, é relevante apresentar propostas que visam a prevenção dessa patologia, como o PROVEN-Dia, que avalia sua eficácia, bem como compreende a sua relevância e aplicabilidade prática" relata Angela. As considerações que serão levantadas pela iniciativa auxiliarão na construção de um programa mais amplo e adaptado ao contexto 

UPpharma on-line: publicação dirigida a médicos, prescritores e profissionais da saúde


(11) 5533-5900 – uppharma@uppharma.com.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim UPpharma on-line é de responsabilidade de cada um dos autores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial, sem a expressa autorização da DPM Editora.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail uppharma@uppharma.com.br . Qualquer dúvida, ou dificuldade de navegação, poderá ser atendida pelo serviço de suporte UPpharma on-line pelo e-mail: uppharma@uppharma.com.br

Seu IP: 44.223.39.67 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)