Hora certa:
 

Noticias

Outubro Rosa: Mitos e verdades sobre a amamentação e a prevenção do Câncer de Mama

Renata Iak –  Parteira, Enfermeira Obstetra e Consultora de Aleitamento Materno da Clínica Parto com Amor, explica os mitos e verdades!

1 É verdade que a amamentação pode proteger a mulher do câncer de mama?

Verdade!!! Principalmente se a gestação for antes dos 30 anos de idade. Isso acontece pois o corpo feminino fica menos exposto a determinados hormônios os quais estão ligados a incidência do câncer de mama. Além disso, alguns processos que ocorrem na amamentação promovem a eliminação e renovação de células que poderiam ter lesões no material genético diminuindo assim as chances de câncer de mama na mulher.

2 Paciente com prótese de silicone que amamentam têm o risco aumentado para o câncer de mama?

Mito!!! Não existe associação na literatura científica sobre implantes mamários de silicone e o risco de desenvolvimento subsequente de câncer de mama.

3 Mulheres que já tiveram o diagnóstico de câncer de mama podem amamentar após finalizarem os tratamentos?

Verdade!!! Mulheres que já tiveram câncer de mama podem amamentar caso já tenham terminado o tratamento e não estejam fazendo uso de medicação de controle. Pode haver também diminuição da produção láctea, principalmente na mama afetada, e o uso de galactogogos (medicações que estimulam a produção de leite) é contraindicada. A ideia seria estimular a mama preservada fazendo livre demanda e/ou estimulando a produção com protocolo de ordenha.

4 Amamentar protege a mãe do câncer de mama apenas durante a fase da amamentação?

Mito!!! A amamentação protege a mulher em todos os seus ciclos da vida e não apenas enquanto está na fase de aleitamento.

5 Mulheres que amamentam não podem realizar os exames preventivos anuais como ultrassom das mamas e também mamografia por estarem amamentando?

Mito!!! A mulher pode e deve realizar seus exames anuais preventivos referente a rotina ginecológica, o que solicitam como boas práticas é que a mulher ordenhe as mamas imediatamente antes do exame ou, que amamente seu filho antes do início do exame assim as imagens ficam mais claras para qualquer diagnóstico.

 
Fontes: INCA e Protocolo Clínico 34 da Academy of Breastfeeding Medicine.

UPpharma on-line: publicação dirigida a médicos, prescritores e profissionais da saúde


(11) 5533-5900 – uppharma@uppharma.com.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim UPpharma on-line é de responsabilidade de cada um dos autores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial, sem a expressa autorização da DPM Editora.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail uppharma@uppharma.com.br . Qualquer dúvida, ou dificuldade de navegação, poderá ser atendida pelo serviço de suporte UPpharma on-line pelo e-mail: uppharma@uppharma.com.br

Seu IP: 44.223.39.67 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)