Hora certa:
 

Noticias

Especialista explica o que é a artrose no quadril

O presidente Lula fez, na semana passada, uma cirurgia para tratar uma’ artrose no quadril. A doença degenerativa crônica é comum em idosos e se caracteriza por fortes dores ao se movimentar. Segundo o professor titular de Ortopedia do Centro Universitário São Camilo, Carlos Gorios a doença que acometeu o jogador Pelé e que incomoda tanto o presidente Lula é resultado do desgaste natural da idade ou é causada por traumatismos frequentes na articulação do quadril. “Os sintomas são dor, rigidez ao articular e dificuldade de movimentação, afetando consideravelmente a qualidade de vida do paciente”, explicou.

Segundo ele, isso acontece devido ao desgaste da cartilagem que reveste as articulações do quadril compostas pela cabeça do osso fêmur e o acetábulo localizado na pelve. “As articulações de carga, que recebem o peso do corpo, como exemplo as do joelho e quadril é que causam mais dor, mais isso pode variar de indivíduo para indivíduo”, esclareceu.

A colocação da prótese no quadril é a substituição da articulação natural já desgastada por uma articulação de metal. “É considerada uma cirurgia de grande porte e como qualquer cirurgia de grande porte tem a possibilidade de riscos e complicações. O professor Carlos Gorios diz que este tipo de procedimento deve ser realizado apenas em estágios avançados da doença, onde o tratamento conservador não obteve resposta. Após o procedimento, o paciente tem alta hospitalar entre dois a três dias após a operação e no próprio ambiente hospitalar é iniciado o tratamento com  fisioterapia que tem continuidade após a alta.

Ele explicou que a recuperação é praticamente imediata e o paciente incialmente se movimenta com o auxílio de muletas ou andador nos primeiros dias de pós cirurgia. O professor Gorios informou que o SUS está parelhado para realizar este procedimento e diversos centros hospitalares públicos estão qualificados para realizar esta cirurgia pelo Sistema Único de Saúde.

 













 

UPpharma on-line: publicação dirigida a médicos, prescritores e profissionais da saúde


(11) 5533-5900 – uppharma@uppharma.com.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim UPpharma on-line é de responsabilidade de cada um dos autores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial, sem a expressa autorização da DPM Editora.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail uppharma@uppharma.com.br . Qualquer dúvida, ou dificuldade de navegação, poderá ser atendida pelo serviço de suporte UPpharma on-line pelo e-mail: uppharma@uppharma.com.br

Seu IP: 44.210.83.132 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)