Hora certa:
 

Noticias

Obesidade Infantil: Epidemia silenciosa e uma ameaça à saúde física e mental

A obesidade infantil é uma preocupação de saúde pública crescente em todo o mundo, e não é diferente no Brasil. Considerada uma epidemia mundial, a obesidade pode trazer riscos para a saúde física e mental. Segundo o Atlas da Obesidade 2022, publicado pela World Obesity Federation (leia aqui), prevê-se que 23,12% das crianças de 5 a 9 anos e 18,60% dos adolescentes de 10 a 19 anos serão afetados pela obesidade até 2030, totalizando 44 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 19 anos em todas as Américas. No Brasil, a estimativa é de 7,7 milhões de crianças com obesidade até 2030.

Causas Complexas

A endocrinologista Dra. Lorena Lima Amato explica que a obesidade infantil não é um problema de fácil resolução, pois suas causas são multifatoriais. “Nutrição baseada em alimentos processados ??e pobres em nutrientes, é um dos principais fatores. O sedentarismo, em grande parte devido ao tempo excessivo gasto em frente às telas de dispositivos eletrônicos, também desempenha um papel significativo. Além disso, questões sociais, econômicas e culturais completam o pacote para os riscos da obesidade infantil”, comenta a especialista.

Consequências

As consequências da obesidade infantil vão além dos problemas de saúde física. Crianças com obesidade sofrem frequentemente com baixa autoestima, isolamento social e problemas psicológicos, como depressão e ansiedade. “Crianças com obesidade são mais propensas a desenvolver hipertensão e distúrbios metabólicos. Muitas vezes, a obesidade infantil é levada até a idade adulta, aumentando o risco de doenças cardiovasculares”, explica Dra. Lorena.

 

UPpharma on-line: publicação dirigida a médicos, prescritores e profissionais da saúde


(11) 5533-5900 – uppharma@uppharma.com.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim UPpharma on-line é de responsabilidade de cada um dos autores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial, sem a expressa autorização da DPM Editora.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail uppharma@uppharma.com.br . Qualquer dúvida, ou dificuldade de navegação, poderá ser atendida pelo serviço de suporte UPpharma on-line pelo e-mail: uppharma@uppharma.com.br

Seu IP: 44.223.39.67 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)