Hora certa:
 

Noticias

Artrodese de coluna: Especialista explica quais são os principais cuidados pós-operatórios

A artrodese de coluna é um procedimento cirúrgico que visa estabilizar as vértebras da coluna vertebral. Geralmente é feita para solucionar problemas como hérnia de disco, escoliose, espondilolistese ou dor crônica nas costas. 

O ortopedista Bruno Fabrizio, especialista em cirurgias de coluna, explica como os cuidados pós-operatórios desempenham um papel crucial no processo de recuperação. Nos primeiros dias após o procedimento, repouso é essencial. “Os pacientes são aconselhados a descansar e limitar a movimentação da coluna nas primeiras semanas após a cirurgia. Isso ajuda na cicatrização e reduz o risco de complicações”, explica o especialista. 

Bruno também lembra que podem ser prescritos medicamentos para controlar a dor e prevenir infecções. “Siga rigorosamente as instruções sobre dosagem e horários”, orienta. 

Após a fase inicial de repouso, a fisioterapia é muitas vezes recomendada para ajudar na recuperação. “Os exercícios específicos podem ajudar a fortalecer os músculos das costas e melhorar a mobilidade”, explica o especialista. 

Dependendo do tipo de artrodese e da localização da cirurgia, o médico pode prescrever o uso de um colar cervical ou colete. “Ele vai orientar quanto ao tempo de uso e quando removê-lo”, afirma. 

Manter a incisão cirúrgica limpa e seca também é um cuidado que não pode ser deixado de lado. “Evite molhar a área. Qualquer sinal de infecção, como vermelhidão, inchaço ou secreção, deve ser comunicado imediatamente ao seu médico. O paciente também deve evitar levantar objetos pesados ou fazer movimentos bruscos que coloquem pressão excessiva na coluna durante o período de recuperação”, diz. 

Fabrizio lembra que os cuidados pós-operatórios podem variar de acordo com o tipo e extensão da cirurgia, bem como as necessidades individuais do paciente. “ A recuperação completa pode levar semanas ou até mesmo meses, e a adesão rigorosa às instruções médicas é fundamental para obter os melhores resultados”, finaliza. 

 

 

UPpharma on-line: publicação dirigida a médicos, prescritores e profissionais da saúde


(11) 5533-5900 – uppharma@uppharma.com.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim UPpharma on-line é de responsabilidade de cada um dos autores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial, sem a expressa autorização da DPM Editora.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail uppharma@uppharma.com.br . Qualquer dúvida, ou dificuldade de navegação, poderá ser atendida pelo serviço de suporte UPpharma on-line pelo e-mail: uppharma@uppharma.com.br

Seu IP: 44.223.39.67 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)