Hora certa:
 

Noticias

XXIV Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica terá como lema “Acesso e Equidade”

Evento traz amplo debate sobre o acesso ao diagnóstico e tratamento para todos os brasileiros de maneira equitativa
 
O XXIV Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica, promovido pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), tem como lema este ano “Acesso e Equidade”. Durante os três dias de evento, programado para ocorrer de 16 a 18 de novembro, no Rio de Janeiro, no Hotel Windsor Oceânico, especialistas nacionais e internacionais discutirão as principais novidades da oncologia clínica com olhar especial sobre as disponibilidades e ofertas dos cuidados, reconhecendo a importância de um amplo debate sobre o acesso ao diagnóstico e tratamento para todos os brasileiros de maneira equitativa.
 
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) publicou em 2022 a “Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil”. Para cada ano do triênio 2023-2025, serão 704 mil novos casos de câncer no País, e 70% da incidência desses casos se concentram nas regiões Sul e Sudeste. Questões socioeconômicas como renda, escolaridade, gênero, etnia e localização geográfica são apontados como fatores para a incidência e mortalidade por câncer no Brasil. Diante desse cenário, o congresso abordará tópicos cruciais, como imunoterapias, impacto na mortalidade do câncer de pulmão: prevenção e diagnóstico precoce, câncer ginecológico, câncer de mama, entre outros temas relevantes com o reforço ao “acesso e equidade”.

 O evento será um dos maiores encontros sobre câncer da América Latina, com a expectativa de reunir aproximadamente 4 mil participantes de forma presencial. Entre as principais novidades desta edição, está a divulgação dos resultados do 1º Censo da Oncologia Clínica, uma colaboração entre a SBOC e o Instituto Datafolha, que apresentará detalhes sobre o perfil do médico oncologista clínico no Brasil.
 
“Queremos conhecer melhor quem são esses médicos que atuam diariamente nos sistemas público e privado, diagnosticando e tratando pacientes com diferentes neoplasias, bem como as condições em que atuam. O censo será uma das principais bases de ação da SBOC. A partir dos resultados apresentados, a entidade pretende alinhar seu plano estratégico, que já está em atividade, estabelecendo prioridades. Além disso, será possível conhecer, em detalhes, o que precisam e almejam nossos associados, assim como os não associados”, reforça Dr. Carlos Gil, presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica.

Além da participação de renomados oncologistas clínicos do país, a programação contará com palestrantes internacionais, com destaque para a Dra. Elisabete Weiderpass Vainio, a primeira brasileira a ocupar o cargo de diretora-geral da Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (IARC), uma instituição vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para discutir a importância da Comunicação para a divulgação científica e para a mobilização de políticas públicas na área da saúde, a SBOC promoverá durante o evento a sessão “Comunicação para a Sociedade”, uma mesa de debates com a participação da jornalista e fundadora da Futuro da Saúde, Natalia Cuminale, e Luciana Hotz, Presidente do Instituto Oncoguia,

 
Para mais informações sobre a programação do evento, acesse: Link 

UPpharma on-line: publicação dirigida a médicos, prescritores e profissionais da saúde


(11) 5533-5900 – uppharma@uppharma.com.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim UPpharma on-line é de responsabilidade de cada um dos autores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial, sem a expressa autorização da DPM Editora.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail uppharma@uppharma.com.br . Qualquer dúvida, ou dificuldade de navegação, poderá ser atendida pelo serviço de suporte UPpharma on-line pelo e-mail: uppharma@uppharma.com.br

Seu IP: 44.223.39.67 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)