Hora certa:
 

Noticias

Trombose: novas pesquisas são apresentadas em encontro de especialistas

Na quarta-feira, 22 de novembro de 2023, das 8h às 18h, no Hotel Rosewood, em São Paulo, dezenas de especialistas estarão reunidos no segundo Simpósio Internacional da Sociedade Brasileira de Trombose e Hemostasia – SBTH, onde serão apresentadas as últimas novidades da pesquisa científica mundial, novos estudos, início dos registros oficiais brasileiros, novas possibilidades de tratamentos e prevenção, principais desafios atuais e suas possíveis soluções, entre outros assuntos. O encontro, aberto apenas para pesquisadores, médicos e outros profissionais de saúde, conta com poucas vagas ainda disponíveis. As solicitações para participação podem ser feitas pelo site https://sbth.org.br/simposio2023/. No dia seguinte, um jantar beneficente, também no Hotel Rosewood, em São Paulo, contará com a presença de importantes instituições, médicos, empresários e artistas, de modo a chamar atenção para os quadros atuais de trombose no Brasil e levantar recursos com o objetivo de diminuir as ocorrências e melhorar as condições de tratamento.

“A SBTH existe para promover a pesquisa, a formação de profissionais cada vez mais capacitados e a distribuição da mais correta informação ao grande público, de modo a contribuir para a redução das ocorrências de trombose no Brasil, assim como seu tratamento mais adequado. Esse simpósio é uma grande oportunidade para cientistas e profissionais da saúde trocarem conhecimento e avançarmos juntos no combate a esta causa de milhões de mortes a cada ano no mundo”, afirma a Dra. Joyce Annichino, presidente da SBTH.

O simpósio contará com 22 palestrantes de diversas especialidades, divididos em 12 painéis de atualização científica, estimulando o intercâmbio e a difusão de informações de forma interdisciplinar. Serão apresentados e discutidos temas como prevenção de casos em pacientes hospitalizados, protocolos de atendimento a casos de AVC, prevenção e tratamento específicos para gestantes e pacientes com câncer, riscos em novas ações como implantação do chamado chip da beleza, procedimentos de manejo em hemorragias graves e pessoas com hemofilia, entre outros assuntos de grande relevância para a situação atual de trombose e hemostasia no Brasil e no mundo. 

300 mil brasileiros acometidos a cada ano

A trombose venosa é uma doença caracterizada pela formação de trombos (coágulos) nas veias de qualquer parte do corpo, mas principalmente nas veias das pernas, e que pode evoluir para uma embolia pulmonar caso o trombo se movimente pela corrente sanguínea. Na grande maioria dos casos, ela pode ser evitada. No Brasil ainda não existem dados robustos sobre a sua ocorrência na população. Como consequência, as estratégias públicas para mitigação da doença são baseadas em estudos divulgados por outros países – que possuem perfis étnicos e socioeconômicos diferentes do brasileiro.

Com essa falta de dados sobre ocorrências de trombose no Brasil, a SBTH deu início à implantação de um programa de registros oficiais dos casos de trombose em parceria com centros hospitalares de seis municípios do Estado de São Paulo. De acordo com a SBTH, a cada ano cerca de 300 mil brasileiros são acometidos por algum fenômeno trombótico e muitos desses eventos poderiam ser evitados. Entre maio de 2022 e abril de 2023, estima-se que houve quase 80 mil internações de pacientes nos serviços públicos em decorrência da trombose.

UPpharma on-line: publicação dirigida a médicos, prescritores e profissionais da saúde


(11) 5533-5900 – uppharma@uppharma.com.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim UPpharma on-line é de responsabilidade de cada um dos autores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial, sem a expressa autorização da DPM Editora.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail uppharma@uppharma.com.br . Qualquer dúvida, ou dificuldade de navegação, poderá ser atendida pelo serviço de suporte UPpharma on-line pelo e-mail: uppharma@uppharma.com.br

Seu IP: 34.239.170.244 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)