Hora certa:
 

Noticias

CBC-SP promove Simpósio de Incontinência Urinária

Cirurgiões, residentes e outros profissionais da saúde têm um encontro marcado com a atualização científica no dia 25 de novembro, sábado. Das 8h às 13h, no auditório da Santa Casa de São José dos Campos, acontecerá o Simpósio de Incontinência Urinária, em mais uma edição do “Clube Benedicto Montenegro”. O evento, que espera cerca de 60 pessoas, é realizado pelo Capítulo de São Paulo do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC-SP), regional Vale do Paraíba e Litoral Norte, e pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) da Santa Casa de São José dos Campos.

A missão do “Clube Benedicto Montenegro”, tradicional iniciativa do CBC-SP, é proporcionar atualização médica e científica de qualidade aos especialistas do interior paulista, tendo como parâmetro as prioridades de cada região, e auxiliá-los nas demandas ao bom exercício da cirurgia.

“Nosso corpo de cirurgiões conta com mais de dois mil membros. Levando os cursos para o interior, onde a oferta costuma ser menor, difundimos conhecimento e apoiamos esses profissionais em sua formação. Abordamos as mais diversas especialidades, mas a escolha dos temas e dos palestrantes é feita pelas cidades em que as atividades acontecem. Sempre são levadas em conta as demandas locais”, pontua o TCBC Elias Jirjoss Ilias, Mestre do Capítulo São Paulo e coordenador do simpósio.
 
Entre 8h e 9h, ele recepcionará os participantes e abrirá o encontro. Iniciando o ciclo de palestras, às 9h, a dra. Nilza Maria da Neve e Castro abordará fisioterapia pélvica e terapia comportamental. Em seguida, às 10h, o tratamento medicamentoso da incontinência urinária será pautado pelo dr. Luiz Fernando Rocha de Abreu. Após um intervalo para o coffee break, às 10h30, o dr. Rafael Eduardo Domingues Marques esmiuçará o tratamento de incontinência urinária aos esforços. O tratamento cirúrgico de bexiga hiperativa será levantado pelo dr. Mario Henrique Bueno Bavaresco, às 11h, e debatido pelo dr. Luiz Antônio Bonetti Júnior.

Ao meio-dia, o dr. Luiz Antônio conduzirá ainda um implante de neuromodulador sacral InterStim, com transmissão ao vivo. Segundo o cirurgião, que integra a equipe de Urologia da Santa Casa de São José dos Campos e organiza o evento, a ideia é mostrar que o procedimento é viável e não tão complexo quanto se imagina. “Falaremos sobre a possibilidade desse tratamento em pessoas refratárias aos tratamentos convencionais. Os participantes acompanharão durante a transmissão a prática do que será dito em aula.”

O dr. Elias lembra que os procedimentos éticos para a transmissão ao vivo são rigorosamente seguidos. “Tudo é feito com autorização do paciente. Para anular qualquer chance de constrangimento, seu nome e seu rosto são mantidos em anonimato.”

Dados da pesquisa divulgada em 2021 pelo Instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec), sob encomenda da Bigfral, apontam que 30% dos brasileiros sofrem com incontinência urinária. A condição, explica o dr. Elias, atinge principalmente a população idosa.
“À medida que as pessoas envelhecem - e somos um país com cada vez mais idosos - pode haver algum grau de escape ou perda de urina. Isso prejudica bastante a qualidade de vida e ressalta a importância de jogarmos luz sobre as doenças que se manifestam nessa faixa etária. Não só cirurgiões urologistas, que têm papel fundamental no tratamento, se interessam pelo assunto; ginecologistas, por exemplo, também estão atentos às novidades.”

As inscrições devem ser feitas pelo formulário disponível em docs.google .
Informações complementares podem obtidas pelo e-mail contato@cbcsp.org,br ou pelos telefones (11) 97491-3441 / 3101-8792. Não perca tempo, as vagas são limitadas!
 
CLUBE BENEDICTO MONTENEGRO - REGIONAIS VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

25 de novembro de 2023, sábado
Auditório da Santa Casa de São José dos Campos – Recepção central
Rua Dolzani Ricardo, 620, Centro – São José dos Campos/SP

 

UPpharma on-line: publicação dirigida a médicos, prescritores e profissionais da saúde


(11) 5533-5900 – uppharma@uppharma.com.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim UPpharma on-line é de responsabilidade de cada um dos autores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial, sem a expressa autorização da DPM Editora.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail uppharma@uppharma.com.br . Qualquer dúvida, ou dificuldade de navegação, poderá ser atendida pelo serviço de suporte UPpharma on-line pelo e-mail: uppharma@uppharma.com.br

Seu IP: 44.223.39.67 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)