Hora certa:
 

Noticias

Obesidade é fator de risco para desenvolvimento de doenças reumáticas

A Sociedade Paulista de Reumatologia (SPR) realiza a 29ª edição do Encontro de Reumatologia Avançada (ERA) de 30 de novembro e 2 de dezembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. A interface entre os efeitos da obesidade como fator preponderante de risco para desenvolvimento de patologias reumatológicas será um dos eixos dos debates, que terão participações internacionais remotas e presenciais, ampliando discussões que são contemporâneas à luz da ciência.

"A obesidade é uma doença e é também importante fator de risco para patologias reumatológicas devido à complexa relação entre o excesso de peso e a saúde das articulações. O tecido adiposo produz substâncias pró-inflamatórias, como citocinas e adipocinas, que promovem inflamação crônica, afetando as qualidades das articulações e contribuindo para condições como artrite reumatoide e osteoartrite", explica o reumatologista Fabio Jennings, coordenador da SPR.

Ainda segundo o especialista, o peso em excesso gera "um aumento de carga sobre as articulações", contribuindo efetivamente para o que ele define como "desgaste precoce da cartilagem", e, consequentemente, aumenta o risco de doenças musculoesqueléticas. "Para prevenir essas condições e promover a saúde das articulações, é fundamental manter um estilo de vida saudável e manutenção do peso adequado", completa o médico.

Participações internacionais

O evento contará com a participação de palestrantes internacionais remota e presencialmente para contribuir com os temas tratados. Desdobrando o tema principal, a especialista Daniela Fasca, da University of Miami, nos Estados Unidos, abordará o elo entre autoimunidade e obesidade com debates e considerações on-line.

Além dela, outros profissionais respeitados na reumatologia participam do ERA, como Catherine Sims, também dos EUA, para jogar luz à gestação e contracepção nas vasculites; David Isenberg, do Reino Unido, falando sobre Lúpus; e Ricardo Cervera, especialista da Espanha, para tratar da Síndrome Antifosfolípide (SAF) Catastrófica. Já presencialmente, o evento recebe Alexei Grom, também dos EUA, para debater a respeito da Artrite Idiopática Juvenil (AIJ) e Doença de Still, evidenciando os desafios na prática clínica, desafios que contribuem para um aprimoramento contínuo de quem escolhe a reumatologia como especialidade médica.

Programação

"A programação está bem abrangente, pensada sob um amplo contexto que contribua com o nosso aprimoramento e com os caminhos científicos e clínicos da reumatologia. O pré-congresso abordará um tema fascinante e extremamente atual: o imunometabolismo. Mesas redondas com temas de atualização em reumatologia, conferências internacionais e apresentações de temas livres dos principais estudos do Brasil compõem a tão esperada grade científica", diz a médica reumatologista Nafice Costa Araújo, presidente da Sociedade Paulista de Reumatologia (SPR).

No primeiro dia de evento (30/11), haverá uma abertura feita pela diretoria e presidência da SPR e, também, da Sociedade Brasileira de Reumatologia. Logo em seguida, os especialistas se debruçam sobre a obesidade e a sarcopenia nos cursos de pré-congresso. Já no segundo dia de ERA (01/12), um dos simpósios será sobre os desafios na rotina do reumatologista, enquanto as mesas redondas abordarão a esclerose sistêmica e miopatias imunomediadas.

No último dia (02/12), as mesas redondas debatem a respeito de osteoartrite e artrite reumatoide e espondiloartrites. E, por fim, acontecerá o grande debate, seguido da entrega de prêmios, que marca o encerramento da 29ª edição do ERA.As inscrições para participar do ERA seguem abertas para estudantes de medicina, residentes ou estagiários de reumatologia de São Paulo, residentes e estagiários de qualquer especialidade, sócio quite da SPR, pós-graduando em reumatologia, médicos não-sócios e profissionais da saúde. O valor varia para cada categoria e podem ser exigidos comprovantes ou documentos adicionais.
 Serviço29º Encontro de Reumatologia Avançada (ERA) Horário integral com início e término diferentes para cada diaInscrições e mais informações pelo site

 

 

UPpharma on-line: publicação dirigida a médicos, prescritores e profissionais da saúde


(11) 5533-5900 – uppharma@uppharma.com.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim UPpharma on-line é de responsabilidade de cada um dos autores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial, sem a expressa autorização da DPM Editora.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail uppharma@uppharma.com.br . Qualquer dúvida, ou dificuldade de navegação, poderá ser atendida pelo serviço de suporte UPpharma on-line pelo e-mail: uppharma@uppharma.com.br

Seu IP: 44.223.39.67 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)