Hora certa:
 

Noticias

Doenças da tireoide podem causar uma série de alterações gestacionais

“Já existem evidências apontando para a capacidade dos desreguladores endócrinos causarem desequilíbrios nos hormônios tireoidianos, resultando em situações de hipotireoidismo e hipertireoidismo. Por isso é importante investigar tais disfunções durante a gestação, já que os sintomas podem se assemelhar a outras condições, demandando uma atenção especial ao diagnóstico precoce”, explica Dra. Maria Izabel Chiamolera, endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP).

Para lidar com a complexidade das disfunções tireoidianas na gestação, especialistas recomendam avaliações regulares da função tireoidiana em todas as gestantes no início da gravidez. A Dra. Maria Isabel ressalta que, muitas vezes, as disfunções tireoidianas podem passar despercebidas pelas gestantes, tornando o acompanhamento pré-natal essencial para um diagnóstico preciso.

“Existem claras evidências de que a disfunção tireoidiana na gestação aumenta o risco de uma série de alterações gestacionais como pré-eclampsia, trabalho de parto prematuro, retardo de crescimento intrauterino, por exemplo”, comenta ela.

Quanto aos impactos para mãe e feto, os efeitos de disfunções tireoidianas relacionadas a desreguladores endócrinos ainda não são completamente compreendidos. No entanto, mesmo sem manifestações evidentes durante a gestação, a exposição a essas substâncias pode gerar repercussões no desenvolvimento do sistema endócrino do feto, cujas consequências a longo prazo permanecem desconhecidas.

Entre as precauções que as gestantes podem adotar, sugere-se evitar exposições a substâncias químicas presentes em produtos como tinturas de cabelo e esmaltes. Apesar da dificuldade em determinar a total segurança de exposições ambientais, é preciso incentivar escolhas mais conscientes, como optar por alimentos orgânicos, evitar usar microondas com recipientes plásticos para aquecer alimentos, e reduzir o contato com produtos químicos de uso diário sempre que possível.

O tratamento de disfunções tireoidianas durante a gestação – segue as opções dos protocolos estabelecidos, independentemente da suspeita de interferência de desreguladores endócrinos. “Ressalto a importância do acompanhamento regular da função tireoidiana durante a gravidez, principalmente para gestantes com histórico de doença tireoidiana”, enfatiza a endocrinologista.

Desreguladores endócrinos, função tireoidiana e gravidez” é tema de aula que a médica dará no 21º Encontro Brasileiro de Tireoide, que vai acontecer de 16 a 19 de maio, em São Paulo. Na ocasião, ela buscará destacar as implicações dessas substâncias químicas presentes em nosso cotidiano - como agrotóxicos e componentes plásticos - nos hormônios tireoidianos, com foco especial nos potenciais impactos durante a gravidez, abordando as evidências atuais e explorando as lacunas que ainda precisam ser preenchidas para uma compreensão mais completa desses fenômenos.

 

UPpharma on-line: publicação dirigida a médicos, prescritores e profissionais da saúde


(11) 5533-5900 – uppharma@uppharma.com.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim UPpharma on-line é de responsabilidade de cada um dos autores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial, sem a expressa autorização da DPM Editora.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail uppharma@uppharma.com.br . Qualquer dúvida, ou dificuldade de navegação, poderá ser atendida pelo serviço de suporte UPpharma on-line pelo e-mail: uppharma@uppharma.com.br

Seu IP: 3.230.143.213 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)