Hora certa:
 

Noticias

Profª. Dra. Angelita Habr-Gama é empossada membro da Academia Paulista de Letras

Uma das cientistas mais premiadas do país, a cirurgiã coloproctologista do Centro Especializado em Aparelho Digestivo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a Prof.ª Dra. Angelita Habr-Gama, é empossada membro da Academia Paulista de Letras (APL), em sucessão ao jurista José Gregori, falecido no ano passado. O posto também já foi ocupado por Luis Gonzaga Pinto da Gama, considerado o patrono da abolição no Brasil.
 
A cerimônia de posse acontece amanhã (21/3), às 18h, na sede da APL. Fundada em 1909, conta com 40 acadêmicos e, deste total, além da médica outras cinco mulheres pertencem atualmente à Academia: Betty Milan (escritora e psicanalista), Djamila Ribeiro (escritora, professora e ativista social), Maria Adelaide Amaral (escritora e novelista), Ruth Rocha (escritora) e Mary del Priore (historiadora).
 
A Prof.ª Dra. Angelita Habr-Gama, é professora emérita da Universidade de São Paulo (USP), uma das médicas que mais contribuíram para o desenvolvimento da ciência no mundo. No final do ano passado, a especialista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz foi a primeira cirurgiã latino-americana a receber a medalha Bigelow, oferecida pela Sociedade de Cirurgia de Boston (EUA). Em seis décadas de dedicação à medicina, já publicou mais de 260 artigos científicos em revistas indexadas na base de estudos PubMed. Dentre as principais contribuições aos pacientes com câncer de colón e reto, merece destaque a estratégia “Watch and Wait, método idealizado e proposto pela Prof.ª Dra. Angelita Gama, em 1991.
 
De acordo com a cirurgiã, ser nomeada membro da Academia Paulista de Letras e ocupar a cadeira 15, despertou um sentimento de orgulho, valorização, honra, alegria e muita gratidão. A APL é a casa que congrega seletos intelectuais brasileiros. “Fiquei surpresa com o convite para fazer parte da APL que congrega 40 seletos acadêmicos, que são personalidades importantes ligadas a arte, cultura, política e à medicina, onde
 
o saber se renova e é difundido, contribuindo para o engrandecimento de São Paulo e do Brasil. Tenho vocação para ensinar e procuro compartilhar os meus conhecimentos com os meus pacientes e amigos, além de ter uma equipe de colaboradores excelentes que trabalham comigo há muitos anos. O convívio com jovens nos torna melhores profissionais e nos reconduz ao estudo”, esclarece a Prof.ª Dra. Angelita Habr-Gama.

UPpharma on-line: publicação dirigida a médicos, prescritores e profissionais da saúde


(11) 5533-5900 – uppharma@uppharma.com.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim UPpharma on-line é de responsabilidade de cada um dos autores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial, sem a expressa autorização da DPM Editora.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail uppharma@uppharma.com.br . Qualquer dúvida, ou dificuldade de navegação, poderá ser atendida pelo serviço de suporte UPpharma on-line pelo e-mail: uppharma@uppharma.com.br

Seu IP: 3.230.143.213 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)