Hora certa:
 

Noticias

Tireoide: glândula alterada pode afetar várias funções do corpo, incluindo a saúde mental

A tireoide é uma pequena glândula em forma de borboleta localizada na parte da frente do pescoço e desempenha papel crucial na regulação de várias funções corporais através da produção de hormônios. Entre as funções da tireoide, estão:

Regulação do Metabolismo: A tireoide produz os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que são responsáveis por controlar a velocidade do metabolismo. Esse processo afeta o funcionamento de quase todas as células do seu corpo.

Desenvolvimento e Crescimento: Durante a infância e adolescência, os hormônios tireoidianos são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento do corpo, incluindo o desenvolvimento do cérebro.

Saúde do Coração: A tireoide influencia o ritmo cardíaco e garante que o coração apresente um ritmo saudável.

Quando a tireoide não funciona corretamente, pode resultar em dois tipos principais de distúrbios: o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, que podem causar diversas disfunções no organismo, inclusive a saúde psíquica.

A endocrinologista Dra. Lorena Lima Amato explica que as duas doenças quando não diagnosticadas e tratadas ou se o paciente estiver usando a dosagem errada da medicação, podem levar à depressão, crise de pânico, estresse, irritabilidade e ansiedade.

“Nos casos em que a medicação não é suficiente, está indicada a cirurgia para a retirada da glândula tireoide e o radioiodo, tratamento com iodo radioativo, que destrói a glândula”, explica Dra. Lorena.

Hipotireoidismo - torna o metabolismo e o raciocínio mais lentos, causando sonolência, falta de ânimo, cansaço, discreto ganho de peso e inchaço. O tratamento é feito com a reposição do hormônio tireoidiano chamado levotiroxina, medicação de baixo custo, disponível em todas as farmácias e que não provoca efeitos colaterais.

Hipertireoidismo - está associado a aceleração do metabolismo, causando irritabilidade, perda de peso significativa, insônia e palpitação. O tratamento é feito com medicamentos chamados antitireoidianos, que têm como objetivo diminuir a produção do hormônio da tireoide.

UPpharma on-line: publicação dirigida a médicos, prescritores e profissionais da saúde


(11) 5533-5900 – uppharma@uppharma.com.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim UPpharma on-line é de responsabilidade de cada um dos autores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial, sem a expressa autorização da DPM Editora.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail uppharma@uppharma.com.br . Qualquer dúvida, ou dificuldade de navegação, poderá ser atendida pelo serviço de suporte UPpharma on-line pelo e-mail: uppharma@uppharma.com.br

Seu IP: 34.239.170.244 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)