Hora certa:
 

Noticias

Hormônios femininos podem ser a causa do lipedema

Caracterizado pelo acúmulo anormal de gordura nas pernas e, em alguns casos, nos braços, o lipedema causa dor ao toque, inchaço, dificuldade de locomoção e autoestima baixa. Frequentemente é subdiagnosticado e confundido com obesidade. O lipedema pode acontecer por diversos fatores e entre eles está o hormonal.

A endocrinologista Dra. Lorena Lima Amato conta que os hormônios podem influenciar significativamente o desenvolvimento e a progressão do lipedema, particularmente os hormônios sexuais femininos, como estrogênio e progesterona.

“O lipedema afeta mais de 10% das mulheres, e muitos casos surgem ou se agravam durante períodos de mudanças hormonais, como a puberdade, gravidez e menopausa”, explica Dra. Lorena. Segundo a endocrinologista, mulheres com lipedema podem apresentar resistência à insulina, um fator que pode exacerbar a inflamação e o acúmulo de gordura.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico do lipedema é clínico, baseado na história médica e no exame físico. No entanto, exames hormonais e metabólicos realizados por endocrinologistas podem ser essenciais para diferenciar o lipedema de outras condições e identificar possíveis desequilíbrios hormonais ou metabólicos.

“Exames de sangue para medir níveis de hormônios podem ajudar a identificar desequilíbrios que contribuem para os sintomas do lipedema”, alerta Dra. Lorena.

O tratamento do lipedema exige abordagem multidisciplinar. Endocrinologista trabalha em conjunto com outros especialistas, como cirurgião vascular, cirurgião plástico e fisioterapeuta, para fornecer um tratamento integrativo.

As opções de tratamento podem incluir medicamentos, suplementos e vitaminas, dieta, fisioterapia, drenagem linfática, uso de meias compressivas e controle do peso. Quando nenhuma medida clínica apresentou mudanças, ou apresentou mudanças parciais, preferencialmente com estabilização dos sintomas, pode ser recomendado a realizado da lipoaspiração, técnica cirúrgica para remover o excesso de gordura.

 

 

UPpharma on-line: publicação dirigida a médicos, prescritores e profissionais da saúde


(11) 5533-5900 – uppharma@uppharma.com.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim UPpharma on-line é de responsabilidade de cada um dos autores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial, sem a expressa autorização da DPM Editora.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail uppharma@uppharma.com.br . Qualquer dúvida, ou dificuldade de navegação, poderá ser atendida pelo serviço de suporte UPpharma on-line pelo e-mail: uppharma@uppharma.com.br

Seu IP: 34.239.170.244 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)