Hora certa:
 

Noticias

ANS incorpora novas tecnologias ao Rol

Em reunião extraordinária realizada em 11/6, a Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou a incorporação de três tecnologias ao Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, sendo elas:  

Ecobroncoscopia com punção aspirativa com agulha fina, exame para determinar a localização e a extensão de tumores em pacientes com diagnóstico de câncer de pulmão; 

Teste de detecção de HLA-B27, usado para o diagnóstico em indivíduos com suspeita de espondiloartrite axial, uma doença reumática inflamatória crônica; 

Fechamento do apêndice atrial esquerdo (percutâneo), procedimento para a prevenção de acidente vascular cerebral (AVC) em pacientes com fibrilação atrial não valvar (FANV), isto é, um tipo de arritmia cardíaca, com contraindicação e/ou falha a terapia com anticoagulantes orais (ACO). 

Sobre o teste de detecção de HLA-B27, vale destacar que a tecnologia já constava no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS, mas sofreu uma alteração em sua Diretriz de Utilização (DUT), para que sua cobertura fosse ampliada. 

Ambas os processos seguiram a Lei 14.307/2022, que determina que, após a recomendação positiva pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) para inclusão no Sistema Único de Saúde (SUS), elas devem ser incluídas no Rol da Agência. Assim, as tecnologias passam a ter cobertura obrigatória na saúde suplementar, de acordo com suas diretrizes de utilização, a partir de 21/6 . 

Já a proposta de incorporação do fechamento do apêndice atrial esquerdo (percutâneo) foi submetida diretamente à ANS, tendo passado pela 26ª ( 1º dia e 2º dia) e 28ª reunião técnica da Comissão de Atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde Suplementar (Cosaúde), pela Consulta Pública 126 e pela Audiência Pública 40, todas realizadas em fevereiro e abril. Assim, a tecnologia passa a ter cobertura obrigatória na saúde suplementar, de acordo com suas diretrizes de utilização, a partir de 1º/7 . 

UPpharma on-line: publicação dirigida a médicos, prescritores e profissionais da saúde


(11) 5533-5900 – uppharma@uppharma.com.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim UPpharma on-line é de responsabilidade de cada um dos autores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial, sem a expressa autorização da DPM Editora.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail uppharma@uppharma.com.br . Qualquer dúvida, ou dificuldade de navegação, poderá ser atendida pelo serviço de suporte UPpharma on-line pelo e-mail: uppharma@uppharma.com.br

Seu IP: 100.28.0.143 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)