Hora certa:
 

Noticias

Tipos de leite: Entenda sobre as opções disponíveis para consumo

Rico em proteínas, cálcio e magnésio, o leite possui nutrientes com diversos benefícios para a saúde, como prevenir a osteoporose, ajudar na perda de peso e favorecer o ganho de massa muscular. Também é fonte de vitamina A e vitamina B2, que ajudam a manter a saúde da visão e participam do processo de cicatrização de feridas. De acordo com levantamento da Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA), divulgado pela Embrapa, bilhões de pessoas consomem leite no mundo, nas suas mais diversas formas e, no Brasil, a indústria de laticínios é o segundo segmento mais importante da indústria de alimentos.

Coordenadora de nutrição e dietética do São Cristóvão Saúde, Cintya Bassi comenta a diferença entre os tipos disponíveis no mercado:

 ·  Leite UHT: Passa por uma alta temperatura, que o torna mais estável e mantêm sua validade por mais tempo, porque elimina totalmente as bactérias nocivas;

· Leite de saquinho ou garrafa: São pasteurizados e também passam por processo para eliminar as bactérias, porém não completamente. "Mesmo seguros, possuem validade reduzida", complementa Cintya;

· Leite em pó: Além de pasteurizado, tem a água completamente retirada, o que o torna muito seguro biologicamente. "Os sabores podem diferenciar, de acordo com a concentração do pó , por isso ele pode se tornar mais doce e assim, cada leite tem o sabor alterado de acordo com o processo".

Ainda de acordo com a especialista, a composição nutricional não é alterada pelo processo químico do leite. Já a classificação de cada bebida varia de acordo com o seu teor de gordura:

 · Integral: Tem no mínimo 3% de gordura para cada 100 g;

·  Semi-desnatado: Possui entre 0,6 a 2,9% de gordura na composição;

· Desnatado: No máximo, 0,5% de gordura.

"É importante ressaltar que na eliminação da massa gorda do leite, o sabor é mais suave e a consistência mais rala e alguns nutrientes importantes também acabam sendo retirados; por isso, muitas vezes, o produto é fortificado", esclarece a nutricionista do São Cristóvão Saúde.

Contradindicações da bebida

Embora o leite forneça diversos benefícios para a saúde, esse alimento não é indicado em  algumas situações: "Indivíduos com intolerância à lactose, síndrome do intestino irritável e alergia à proteína do leite de vaca, por exemplo, devem evitar incluir a bebida e seus variados no cardápio", finaliza a especialista.

 

UPpharma on-line: publicação dirigida a médicos, prescritores e profissionais da saúde


(11) 5533-5900 – uppharma@uppharma.com.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim UPpharma on-line é de responsabilidade de cada um dos autores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial, sem a expressa autorização da DPM Editora.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail uppharma@uppharma.com.br . Qualquer dúvida, ou dificuldade de navegação, poderá ser atendida pelo serviço de suporte UPpharma on-line pelo e-mail: uppharma@uppharma.com.br

Seu IP: 100.28.0.143 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)