Noticias
InCor divulga pesquisa inédita sobre cigarros eletrônicos
O Instituto do Coração (InCor) HCFMUSP, em parceria com a Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo e o Laboratório de Toxicologia da FMUSP, divulgou os resultados de um estudo inédito realizado com mais de 400 usuários de cigarros eletrônicos, frequentadores de bares, shows e eventos no estado de São Paulo, incluindo a capital. O estudo teve como objetivo avaliar o comportamento, percepção de risco, perfil socioeconômico e hábitos dos usuários - além de medir os níveis de nicotina nos produtos consumidos.
Os dados mostram que os níveis de nicotina encontrados no organismo dos usuários de cigarro eletrônico com uso diário e intenso chegam a ser alarmantes. Isto correspondeu a 13% amostra e nesses indivíduos os níveis superaram em até 6 vezes o valor médio encontrado em fumantes de 20 cigarros/dia (média de 400 nanograma (ng/ml).
Doenças cardiovasculares (DCV) são a principal causa de mortes entre mulheres. Ação "Biolab Juntos Por Elas" reforça a importância de compartilhar conhecimento para apoiar à prevenção do infarto do miocárdio e do acidente vascular cerebral principais causas da DCV
O coração é um órgão vital do nosso corpo. Ele tem a função de bombear o sangue pelo sistema circulatório. O mal funcionamento no bombeamento do fluxo de sangue do coração para outros órgãos está causando cada vez mais problemas – especialmente nas mulheres.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um terço das mortes em mulheres no mundo é causada por problemas no coração. No Brasil, a causa representa 30% dos óbitos – superando, inclusive, outros países da América Latina. "Uma das principais razões para esse cenário é a desinformação e orientação. Nunca foi tão importante o trabalho dos profissionais da saúde de compartilhar conhecimento de forma acessível e cuidar da saúde das mulheres de forma holística", explica a Dra. Marildes Luiza de Castro, ex-presidente do Departamento de Cardiologia da Mulher da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).