Noticias
Debate sobre fertilidade e câncer
Especialista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz debate sobre fertilidade e câncer durante Conferência Brasileira de Câncer de Mama
Evento reúne especialistas mundiais nos dias 28 e 29 de março, em São Paulo
O Centro Especializado em Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz marca presença na programação da edição 2025 da Conferência Brasileira de Câncer de Mama que acontece entre os dias 28 e 29 de março, em São Paulo.
No dia 28, o Dr. Pedro Exman, coordenador do grupo de tumores de mama e ginecológicos do Centro será um dos debatedores do Hot Topics em pacientes jovens, fertilidade e disparidade em câncer de mama, que contará com palestras de especialistas brasileiros sobre aspectos genômicos e estratégias de tratamento para diagnósticos da doença em pacientes jovens e os desafios para diferencias fatores sociais e biológicos nas disparidades raciais nos desfechos do câncer de mama. Haverá também a participação da Dra. Maryam Lusberg, Chief of Breast Oncology and Director of the Breast Center at Yale Cancer Center in New Haven Connecticut, tratando sobre Fertilidade e Câncer de Mama.
O câncer de mama é o tipo de tumor feminino mais incidente no mundo, segundo dados no Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 75.000 novos casos da doença devem se diagnosticados no Brasil em 2025. Cerca de metade das pacientes estão em idade reprodutiva, aumentando o risco de infertilidade nessas mulheres em decorrência da doença.
De acordo com o Dr. Pedro Exman, o debate com especialistas sobre as particularidades do câncer de mama em mulheres jovens precisa abordar os aspectos relacionados à fertilidade e sexualidade da paciente.
"Atualmente há possibilidades efetivas que podem preservar a fertilidade das pacientes após o tratamento do câncer de mama. Eventos científicos são importantes para incluir o debate sobre estratégias de como manejar impactos psicológicos, sociais, sexualidade e fertilidade durante o tratamento de tumores de mama", afirma o especialista.
A participação de especialistas do Hospital Alemão Oswaldo Cruz na Conferência Brasileira de Câncer de Mama reforça o compromisso da instituição de "Servir a Vida" e com a disseminação de conhecimento e a troca de experiências entre especialistas. Essa também é uma oportunidade essencial para aprimorar o debate sobre abordagens terapêuticas e fortalecer o suporte a pacientes com câncer de mama.