Hora certa:
 

Noticias

Março Azul contra o câncer colorretal

O câncer colorretal, também conhecido como câncer de intestino grosso/colón e de reto, mata 900 mil pessoas por ano e, fica atrás somente do câncer de pulmão. Esta neoplasia é, no Brasil, a segunda mais comum entre homens e mulheres, totalizando 45.630 novos casos por ano. O cirurgião do aparelho digestivo Dr. Rodrigo Barbosa, da capital paulista, explica que o câncer colorretal (CCR), atinge o intestino grosso ou o reto, e apresenta maior risco são as que têm familiares com a doença, as que possuem hábitos de vida pouco saudáveis e homens e mulheres acima de 45 anos.

O câncer colorretal, também conhecido como câncer de intestino grosso/colón e de reto, mata 900 mil pessoas por ano e, fica atrás somente do câncer de pulmão. Esta neoplasia é, no Brasil, a segunda mais comum entre homens e mulheres, totalizando 45.630 novos casos por ano.

De acordo com levantamento do Globocan, da Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer colorretal representa 10% de todos os tipos de câncer, com 1,9 milhão de novos casos anuais e 935 mil mortes. Este tipo de tumor foi o que vitimou o Rei Pelé.

Para manter esse tipo de tumor bem longe, o médico recomenda evitar o tabagismo e o uso de bebidas alcoólicas, praticar atividade física, se alimentar de fibras e evitar alimentos ultraprocessados e açúcares e fazer o rastreamento da doença, mesmo sem sintomas. "Para quem perceber sangue nas fezes, alteração do hábito intestinal com diarreia, intestino preso ou alternância entre diarreia e intestino preso além de dor abdominal, cólica e emagrecimento sem uma causa conhecida, daí a busca pelo médico deve ser imediata", alerta.

As chances de cura chegam até 95%, mas para isso, o médico avisa que o diagnóstico precoce precisa acontecer.

Artigos

ver tudo

Banner Snifbrasil

kupi kvadrat


UPpharma on-line: publicação dirigida a médicos, prescritores e profissionais da saúde


(11) 5533-5900 – uppharma@uppharma.com.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim UPpharma on-line é de responsabilidade de cada um dos autores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial, sem a expressa autorização da DPM Editora.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail uppharma@uppharma.com.br . Qualquer dúvida, ou dificuldade de navegação, poderá ser atendida pelo serviço de suporte UPpharma on-line pelo e-mail: uppharma@uppharma.com.br

Seu IP: 18.97.14.81 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)