Noticias
Começou o maior congresso de oncologia do país
Começou nesta sexta-feira o maior congresso de oncologia do país
Começou na manhã de hoje (03) e termina amanhã a décima edição do Congresso Internacional da Oncologia D’Or – Onco in Rio. A abertura reuniu o presidente do Conselho de Administração da Rede D’Or, Jorge Moll Filho, o presidente da Oncologia D’Or, Paulo Hoff e a presidente do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), Fernanda Tovar-Moll. “Já abri muitos congressos, mas ao longo da vida profissional nunca vi um tão cheio. Estou impressionado com a força da nossa décima edição”, celebrou Jorge. O evento registrou mais de 11 mil inscritos.
Hoff relembrou que quando começaram a pensar no congresso queriam fazer algo diferente. “Entendemos que era preciso pensar em outros setores da área da saúde, para proporcionar um evento que abrangesse o cuidado integral dos pacientes. Por isso temos mais de 300 palestrantes de diversas áreas da medicina”, ressaltou.
A presidente do IDOR também observou a importância de realizar um evento que inclui todas as áreas médicas, além da pesquisa, braço fundamental para o avanço da medicina. “É um momento de celebrar o trabalho interdisciplinar, que une pesquisa, inovação e a prática do dia a dia”, destacou.
Na primeira parte da manhã, os avanços na radiologia, bem como no tratamento do câncer de mama e do controle da dor no paciente oncológico foram alguns dos destaques. A anestesiologista e coordenadora do Centro de Estudos da Clínica São Vicente, Mariana Junqueira ponderou sobre como a Inteligência Artificial pode contribuir. Ela observou que muitas vezes as pessoas não leem as orientações para usos de opioides e considerou se a IA não pode ajudar, por exemplo, a fazer um vídeo que seja mais eficiente e ajude a melhorar a qualidade de vida do paciente.
O maior congresso oncológico do país traz os principais avanços tecnológicos do setor, que asseguram diagnósticos mais precisos e tratamentos mais eficazes. No sábado, por exemplo, uma mesa sobre aplicações da patologia digital e da Inteligência Artificial na medicina de precisão e pesquisa clínica vai reunir nomes como o do norte americano Eric Walk, que tem mais de 20 anos de experiência em medicina de precisão e desenvolvimento de medicamentos oncológicos e hoje é diretor médico da PathAI, e da neurocientista e presidente do IDOR, Fernanda Tovar-Moll.
X Congresso Internacional Oncologia D’Or – Onco in Rio
04 e 05 de abril
Windsor Oceânico- R. Martinho de Mesquita, 129 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Saiba mais: Home - X Congresso Internacional Oncologia D’Or - Onco in Rio