Dia 11 de abril é uma data importante.
Trata-se do Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson.
Descoberta há mais de 200 anos e também conhecida como Mal de Parkinson, é a segunda patologia degenerativa, crônica e progressiva do sistema nervoso central mais frequente no mundo, ficando atrás da
Doença de Alzheimer.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) a define como uma “condição cerebral que provoca distúrbios de movimento, mentais e sono, além de dor e outros problemas de saúde”.
O assunto foi tema de uma mesa-redonda na 24ª edição do Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, que ocorre entre os dias 03 e 05 de abril, em Belo Horizonte, MG, principal evento da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). Com o título: “Doença de Parkinson: Múltiplos Olhares, Grandes Avanços!”, a mesa-redonda abordou tópicos como ajustes farmacológicos da doença em fase avançada; fisioterapia coordenada ao manejo medicamentoso e contribuições tecnológicas da terapia ocupacional.
A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), fundada em 16 de maio de 1961, é uma associação civil sem fins lucrativos que tem como principal objetivo congregar médicos e outros profissionais de nível superior que se interessem pela Geriatria e Gerontologia, estimulando e apoiando o desenvolvimento e a divulgação do conhecimento científico na área do envelhecimento. Além disso, visa promover o aprimoramento e a capacitação permanente dos seus associados.
informações:
SBGG