O médico e especialista em tratamento de doenças autoimunes, Walter Feldman, garante que a vitamina D é essencial para a boa fisiologia de todas as células do organismo humano. Ele ressalta que é fundamental inclusive na formatação do código genético e mais de 10% dos genes necessitam da contribuição da vitamina D para o seu pronto e real estabelecimento.
“Pesquisas revelaram, por exemplo, em São Paulo, índices superiores a 77% de hipovitaminose D no inverno e acima de 40% no verão. Isso é contraditório, tendo em vista que nós somos um país tropical. Portanto, com o sol abundante à disposição, de graça para toda a população”, apontou.
Todo o trabalho de pesquisa e projetos apresentados pelo ex-deputado no Congresso, relacionados ao tratamento de doenças autoimunes com Vitamina D será apresentado através do livro: Vitamina D e Esclerose Múltipla – A Chave Brasileira das Doenças Autoimunes.
A obra de autoria dos especialistas: Walter Feldman, Cícero Galli Coimbra e Rita Sinigaglia Coimbra – será lançada no próximo dia 4 de junho, as 19 horas, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em São Paulo.
Defesa da Vitamina D no Congresso
Durante seu mandato na Câmara dos Deputados, Walter Feldman apresentou em 2013
orologi replica o Projeto de Lei 5363-13 que visa garantir um período diário mínimo de exposição ao sol para assegurar à população a manutenção de taxas adequadas de vitamina D.
Segundo o texto, os brasileiros que trabalham em local fechado deverão usufruir do sol por mínimo 15 minutos, três vezes por semana. A proposta determina também que o leite seja enriquecido com a vitamina.
“Essa exposição teria um enorme impacto na saúde pública e na qualidade de vida dos brasileiros que trabalham ou estudam, ou estão em áreas confinadas”, explicou. “Nós acrescentamos ao projeto também a introdução de dose adequada de vitamina D em produtos alimentícios. Isso já está largamente utilizado na Europa e nos Estados Unidos, e aqui no Brasil só temos doses muito abaixo do necessário e alguns produtos lácteos”, completou.
O médico Walter Feldman alerta que o problema é grave, que a hipovitaminose é pandêmica e afeta o Brasil e diversos países.
Papel da vitamina D no sistema imunológico
O médico Walter Feldman afirma que é fundamental que as taxas de Vitamina D estejam elevadas para o bom funcionamento do sistema imunológico. “Hoje nós constatamos uma relação entre doenças autoimunes, tumorais, infecciosas, com hipovitaminose D. Isso nos faz acreditar que se a exposição ao sol fosse regular e adequada, retirando as preocupações da área de dermatologia em razão da exposição em excesso por causa do câncer de pele, essas doenças podem ser evidentemente evitadas”, afirmou.
A pedido do ex-deputado, a Comissão de Seguridade Social e Família discutiu o papel davitamina D na saúde. O pesquisador norte-americano Michael Holick, considerado um dos maiores especialistas no assunto, participou do debate juntamente com o professor doutor do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Universidade Federal de São Paulo (USP) Cícero Galli Coimbra também esteve presente.