O IDVH – Instituto de Desenvolvimento e Valorização Humana, que promove o Projeto “De Peito Aberto – a autoestima da mulher com câncer de mama, uma abordagem humanista”, alia-se à Femama - Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, instituição à qual o IDVH é filiado, em uma ação de mobilização nacional, encaminhando ofício para secretários estaduais e municipais de saúde de todo país, com o objetivo de sensibilizar e aumentar o engajamento por parte do poder público para as principais questões que envolvem a criação de políticas com foco no acesso igualitário ao tratamento de câncer de mama avançado.
O documento, além de relatar as condições de tratamento e as dificuldades que as pacientes com câncer de mama avançado enfrentam, requer mais atenção à causa, pedindo que o poder público se mobilize para que as pacientes possam receber os medicamentos e o tratamento adequados e que sejam tratadas com o máximo de dignidade.
O Dia Mundial do Câncer, comemorado em 4 de fevereiro e promovido pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC), trouxe neste ano, entre seus pilares para melhorar a luta global contra a doença, a necessidade de promover o tratamento para todos e ampliar a qualidade de vida dos pacientes, assim como coloca em evidência a importância da adoção de um estilo de vida saudável e da valorização das práticas de diagnóstico precoce.
Alertas para prevenir e detectar precocemente o câncer
A Dra. Fabiana Baroni Alves Makdissi, médica mastologista do Núcleo de Mastologia do Hospital Sírio Libanês, Mestre e Doutora em oncologia pela FMUSP e sócia-fundadora do IDVH (Instituto de Desenvolvimento
fake taschen e Valorização Humana) oferece mais informações que ajudam a entender o câncer e em especial o câncer de mama:
O câncer de mama é que mais mata a nós mulheres, e nossa arma mais eficaz é saber reconhecê-lo e agir sem medo.
Sobre o Dia Mundial do Câncer
O Dia Mundial do Câncer acontece todos os anos no dia 4 de fevereiro, ocasião em que o mundo todo se une para destacar a luta em curso contra o câncer. Essa data foi criada pelo UICC - União Internacional de Controle do Câncer e é muito importante para trazer informações ao público em geral sobre a doença e pressionar os governos a tomar medidas eficazes. O tema da mobilização este ano, Ao Nosso Alcance, estimula a reflexão sobre o fato de que as soluções para ampliar a eficácia do combate à doença já existem, mas em muitos casos não estão ao nosso alcance, sendo necessário colocar agora todo esse conhecimento em prática. A campanha do Dia Mundial do Câncer enfatiza 4 pilares na luta contra o câncer no mundo: a adoção de vida saudável, a prática do diagnóstico precoce, a necessidade de acesso ao tratamento para todos e a promoção da qualidade de vida do paciente oncológico.