Sociedades
Rio Claro recebe palestra sobre história da loucura
Como um alerta sobre o hábito de incentivar a ingestão de remédios psiquiátricos sem critérios bem estabelecidos, a Associação Paulista de Medicina vem promovendo desde 2015 a palestra História da Loucura, da Antiguidade aos Dias Atuais. Depois de passar pelas regionais Santos, Taubaté, Americana e Ourinhos, o evento chega no dia 4 de agosto, a partir das 20h, em Rio Claro. Futuramente, deve ir a outras cidades do interior paulista.
Por meio de bate papo, a palestra será ministrada pelo dr. Guido Arturo Palomba, psiquiatra forense, referência na área e diretor cultural da APM. Além dos aspectos históricos do tema, o especialista pretende também chamar a atenção para a situação do atendimento psiquiátrico no País, levando esclarecimentos à comunidade médica local.
“Embora bem desenvolvida nos séculos 19 e 20, ao entrar no século 21 a psiquiatria sofreu um ataque violento de marketing, visando o aumento da venda de psicofármacos. Com o alargamento do diagnóstico e a consequente prescrição indiscriminada, posso dizer com segurança que os psicotrópicos são mais vendidos do que pomadas para assadura infantil”, avalia o dr. Guido Palomba.
“Na palestra, abordaremos desde os primeiros momentos, na antiguidade, em que o homem dito normal se deparou com o doente mental, chamando a loucura de possessão demoníaca, até a mudança de conceito e o desenvolvimento da psiquiatria nos dias atuais. Discorrerei, ainda, sobre loucura e crime, minha área de atuação, e a visão do tema na sociedade em que vivemos”, explica dr. Guido.
A ideia é levar essas informações a um público abrangente, segundo dr. Guido. A palestra é voltada aos médicos associados da APM, representantes de entidades médicas, alunos das faculdades médicas da região, além de pessoas ligadas ao Direito, como juízes, promotores, advogados e delegados de polícia, uma vez que o palestrante é especializado em psiquiatria forense.