Aproximadamente 1 em cada 10 mulheres tem câncer de mama, tipo mais comum entre o sexo feminino em todo o mundo. A despeito dos bons índices de cura, o tema é relevante tanto para elas quanto para médicos e profissionais da saúde. Por sua importância, a APM (Associação Paulista de Medicina) programou curso de Atualização em Mastologia, em 7 de junho, das 19h às 21h30.
A ginecologista Arícia Giribela, doutora assistente do Instituto do Câncer de São Paulo, será a coordenadora do curso. “É um evento mensal, com objetivo múltiplo. Tanto para aprendizado de residentes quanto para atualização dos médicos”, esclarece a médica, que ressalta a descoberta sobre tipos específicos de câncer e de novos tratamentos.
O curso contará com duas palestras e a apresentação de casos clínicos. O mastologista Marcelo Madeira, médico da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e docente da Faculdade de Medicina do Hospital Israelita Albert Einstein, será o primeiro palestrante e discorrerá Tratamento do câncer de mama inicial. Em seguida, o mastologista Joaquim Teodoro Araújo Neto, coordenador do setor de patologia benigna/alto risco e coordenador da graduação da disciplina de Mastologia do Departamento de Ginecologia da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), falará sobre Tratamento do câncer de mama localmente avançado.
A coordenadora do evento apresentará discussão de casos clínicos e os debatedores serão os mastologistas Júlio César Narciso Gomes, professor titular da PUC-Campinas, Joaquim Teodoro Araújo Neto, Marcelo Madeira, Rogério Fenile, médico do Hospital Pérola Byington e Anastácio Berretini Júnior, coordenador do serviço de Mastologia e cirurgia reparadora de mama do hospital São Francisco.
Local: APM - Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 - Bela Vista. Telefone: (11) 3188-4248. Informações:
www.apm.org.br