O Congresso Mundial da FIGO, a se realizar entre 14 e 19 de outubro, trará uma ótima novidade para a difusão de conhecimento de excelência e a boa prática da tocoginecologia. É o lançamento do Tratado de Ginecologia FEBRASGO e do Tratado de Obstetrícia FEBRASGO.
A edição das obras é de responsabilidade dos Drs. César Eduardo Fernandes e Marcos Felipe Silva de Sá, respectivamente presidente e diretor científico da FEBRASGO. A coordenação do Tratado de Obstetrícia é dos Drs. Corintio Mariani Neto, Eduardo Cordioli e Olímpio Barbosa de Moraes Filho, presidentes das Comissões Nacionais Especializadas em Aleitamento Materno, Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia, e Assistência ao Pré-Natal. Conta com 119 capítulos, 1160 páginas e 240 autores.
O Tratado de Ginecologia tem como coordenadores os Drs. Luciano de Melo Pompei, Agnaldo Lopes da Silva Filho, Sergio Podgaec e Rogério Bonassi Machado. Tem 88 capítulos, 990 páginas e foi escrito por 215 especialistas. “A produção envolveu todas as 30 comissões especializadas da FEBRASGO. Os autores foram selecionados entre os membros das CNEs, médicos com experiência em cada tema”, explica Marcos Felipe.
Os assuntos abordados foram escolhidos entre aqueles mais requisitados, atualizados e consolidados, conforme acrescenta César Eduardo Fernandes, “para dar aos associados informações do que existe de melhor na atualmente sobre as duas áreas.”
Vale registrar que desde o ano de 2.000 não havia uma atualização tão completa da GO, passando a limpo o que existe de mais moderno e eficaz no dia a dia da especialidade.
“Era importantíssimo a FEBRASGO realizar esse trabalho. Porém, precisávamos também produzir protocolos. Duas frentes de relevância para nosso dia a dia. Então, , de acordo com o grau de interesse e importância, alguns capítulos desses tratados foram selecionados e seus textos foram discutidos entre os membros das respectivas Comissões Nacionais Especializadas, resultando em protocolos de diagnóstico e tratamento, para orientar a conduta de nossos associados nos consultórios e hospitais”, ressalta Marcos Felipe.
São cerca de 120 protocolos derivados dos tratados, que estarão acessíveis no site da FEBRASGO (
www.febrasgo.org.br), enquanto os tratados poderão ser encontrados nas livrarias. Também planejamos futuramente uma edição em versão eletrônica. O lançamento dos protocolos, aliás, também ocorrerá no Congresso FIGO.