Sociedades
Médicos se unem a pacientes e familiares contra as doenças inflamatórias intestinais
Segundo uma pesquisa realizada no Centro de Doença Inflamatória Intestinal em Campo Grande, MS, é persistente no Brasil a demora em diagnosticar corretamente doenças inflamatórias intestinais (DII), como a doença de Chron e a retocolite ulcerativa.
Para combater esse problema, o Departamento de Gastroenterologia da Associação Paulista de Medicina (APM) realizará em 5 de outubro, das 8h30 às 12h30, o Encontro para Pacientes com Doenças Inflamatórias Intestinais.
A reunião abordará todo o processo das patologias desde os primeiros sintomas, passando pelos tratamentos medicamentosos, nutricionais, cirúrgicos e psicoterápicos, até as vacinas e a qualidade de vida. É voltada não só aos pacientes como a seus familiares.
“Queremos que parentes e pessoas queridas tenham maior conscientização sobre as doenças e participem lado a lado com o paciente, de forma efetiva, auxiliando nos cuidados, com mais conhecimento”, comenta a dra. Rosângela Porto, mestre em Gastroenterologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e coordenadora científica do encontro.
A médica guiará uma das palestras sobre o quadro clínico característico da Colite Ulcerativa Inespecífica e da Doença de Chron, discutindo os sinais de cada patologia e possíveis complicações.
“O paciente precisa ser conscientizado sobre a doença da qual é portador e quanto mais informações receber, melhor. Assim, a probabilidade de adesão ao tratamento é maior”, afirma dra. Rosângela.
A reunião também contará com exposições de especialistas na área de enfermidades do trato digestivo, como dr. Marcelo Pedro, médico cirurgião do Hospital Israelita Albert Einstein; dra. Rebeca Isaac, nutricionista clínica da Academia Brasileira de Nutrição Funcional; dra. Maristela Gomes de Almeida, coloproctologista e colonoscopista do Hospital Professor Edmundo Vasconcelos; dra. Nathalia Vieira, especialista pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia; dr. Isaak Attikes, gastroenterologista do Hospital Santa Catarina; dra. Josiane Cândido, psicóloga clínica e psicanalista; entre outros.
APM - Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 - Bela Vista - São Paulo/SP. Mais informações: inscricoes@apm.org.br ou (11) 3188-4577.