Sociedades
Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down lança site que reúne informações sobre a Covid-19
Com o objetivo de disseminar informações seguras e recomendações médicas para pessoas com síndrome de Down durante a pandemia, a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, em parceria com o Instituto Alana e o Instituto Serendipidade, lançou o site "Covid-19 e Síndrome de Down: Cuidados especiais e prevenção ". A página traz informações com perguntas e respostas mais frequentes sobre contágio, prevenção e cuidados especiais para as pessoas, de todas as idades, com Trissomia do 21 (T21).
Com conteúdos dinâmicos, o site traz recomendações gerais em formato de cards ilustrados (que podem ser compartilhados nas redes sociais), e um guia com diversas publicações ligadas ao tema, feitas por entidades e especialistas no Brasil e no mundo. Nesse espaço é possível encontrar respostas para alguns temas como: se os sintomas da Covid-19 são os mesmos para adultos e idosos com síndrome de Down; se as crianças fazem parte do grupo de risco por conta da T21; se os idosos com síndrome têm um maior risco e contágio; se a transmissão da Covid-19 acontece da mesma forma para essas pessoas, entre outras dúvidas.
As informações foram produzidas a partir de conversas feitas entre Henri Zylberstajn, fundador do Serendipidade, durante lives realizadas com os médicos Fabio Watanabe, pediatra do Hospital Sírio Libanês, e Marcelo Altona, geriatra do Hospital Albert Einstein. Os conteúdos foram revisados por Ana Claudia Brandão, Anna Paula Baumblatt e Dennis Burn, médicos e membros do Comitê Técnico Científico da Federação. Vale lembrar que as questões levantadas não esgotam o tema. O site tem caráter de informar e direcionar as pessoas com diretrizes básicas que não necessitam apoio técnico mais profundo, mas que não substitui as consultas ou acompanhamento por um profissional de saúde.