Hora certa:
 

Sociedades

ABRAF lança curso para especializar assistentes sociais sobre a hipertensão pulmonar

A ABRAF (Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas) acaba de lançar o curso Capacit-as , em parceria com a farmacêutica Bayer, para especialização de assistentes sociais em relação à hipertensão pulmonar. Totalmente on-line e gratuito, o curso tem como objetivo promover a humanização do atendimento e acolhimento do paciente de hipertensão pulmonar por meio da capacitação de assistentes sociais que trabalham nos centros de referência e outros espaços de saúde.

Segundo Paula Menezes, presidente da ABRAF, por ser uma doença rara, o paciente precisa de orientação específica, que muitas vezes não é concedida justamente pela falta de conhecimento da doença na classe médica. "O ponto de apoio é o assistente social, que pode acolher o paciente de forma integral. É este profissional que fará com que o paciente compreenda seus direitos, além de enriquecer a comunicação entre o paciente e a equipe médica, advogando em prol do paciente", explica.

O projeto foi desenvolvido de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) durante a pandemia do novo coronavírus. Por conta do distanciamento social, o curso é inteiramente online na plataforma Aulaapp e terá capacidade para até 200 alunos por mês. Ele ficará disponível durante três meses, período no qual o aluno poderá assistir às aulas e realizar os testes de avaliação. O projeto tem também o intuito de oferecer vantagem curricular para o profissional.

Dividido em cinco módulos, o curso oferece 15 horas no total: cinco horas on-line e 10 horas de estudo à parte, com artigos, manual sobre a hipertensão pulmonar, a pesquisa "Vivendo com Hipertensão Pulmonar" da ABRAF e vídeos de entrevistas com profissionais de saúde. Ao final, haverá uma avaliação e o profissional deverá obter aproveitamento de 70% do curso para receber a certificação da Associação. Os alunos que obtiverem resultado inferior poderão receber certificado de presença, sem louvor.

A Hipertensão Pulmonar

A Hipertensão Pulmonar (HP) é um termo abrangente e inclusivo para um grupo de várias doenças crônicas que afetam os pulmões e o coração. Somente no Brasil, estima-se que cerca de 2 milhões de pessoas convivam com a doença. Algumas formas ou "subtipos" da HP são raras, bem como de desenvolvimento rápido, debilitantes e fatais. Inclusive, a taxa de mortalidade de pacientes com a doença é elevada, chegando a um percentual de 43% depois de cinco anos.

Na HP, as artérias que levam o sangue do coração aos pulmões estreitam por razões que ainda não são totalmente compreendidas. O coração luta para bombear sangue através das artérias reduzidas, resultando em pressão arterial alta nos pulmões e dilatação do coração. Com o tempo, o coração sobrecarregado de trabalho se desgasta, podendo causar insuficiência cardíaca e morte.

Embora seja mais comum em jovens adultos e em mulheres, a doença também afeta pessoas de diferentes idades. Os sintomas da Hipertensão Pulmonar, que podem incluir falta de ar, fadiga, tontura e episódios de desmaio, variam de paciente para paciente e, normalmente, não ocorrem até a doença ter progredido, o que atrasa o tratamento. Como esses sintomas também são comuns em outras enfermidades, como asma, bronquite ou insuficiência cardíaca, o diagnóstico da HP ainda é difícil de ser reconhecido.

No Brasil, a ABRAF é a associação que luta por melhores condições para os pacientes, promovendo diversas ações e eventos para chamar a atenção da sociedade e dos governantes para a causa. "A Hipertensão Pulmonar é uma doença bastante grave, mas ainda pouco conhecida pela população. Nosso objetivo é conscientizar as pessoas e ajudar os pacientes, colocando a doença em evidência, a fim, também, de pressionar o Governo a proporcionar um cenário mais digno para quem luta contra a HP no Brasil", explica Paula Menezes, presidente da ABRAF.

A doença, mesmo sem cura, não tira o direito dos pacientes de viverem melhor, aprendendo a conviver com a patologia e controlando seus sintomas. Por esse motivo, o uso dos medicamentos é necessário e importantíssimo para garantir uma qualidade de vida melhor.
 

Artigos

ver tudo

Banner Snifbrasil

Banner DPM


SnifDoctor é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifDoctor é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifdoctor.com.br. Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifDoctor, pelo e-mail dpm@dpm.srv.br

Seu IP: 3.236.221.156 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)