Hora certa:
 

  • edição 206

Sociedades

Cremesp lança livro sobre cuidados paliativos abordando aspectos clínicos e humanísticos das situações de fim de vida

Cuidados paliativos já não são vistos apenas como forma de assistência exclusiva a pacientes em seus momentos finais de vida. Ao contrário, hoje são indicados já no diagnóstico da doença que ameaça a vida, podendo também ser oferecidos em conjunto com tratamentos modificadores do curso da enfermidade. Alinhado a esse conceito, o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) lança a obra Cuidados Paliativos: da Clínica à Bioética, no dia 19 de abril, 20 horas, na sede da autarquia.

A obra conta com a participação de mais de sessenta autores que representam a -- jovem -- ala de especialistas das mais diversas áreas que compõem a equipe multiprofissional, todos com profundo conhecimento e atuação em cuidados paliativos em respeitadas instituições hospitalares. O livro tem como organizadores os médicos Edoardo Filippo de Queiroz Vattimo, Elio Barbosa Raimondi Belfiore, José Helio Zen Júnior e Vanessa Souza Santana. A obra aborda tanto os aspectos clínicos do tema, guiados pelos conceitos mais modernos e baseados em evidências, quanto aspectos humanísticos, com ênfase em bioética, que permeiam o cotidiano dos cuidados paliativos.

"O enfoque é aplicar diversas concepções consideradas, por vezes, complexas, a situações práticas com as quais o profissional frequentemente se depara. É, portanto, uma publicação densa, mas que subsidia o leitor com conhecimentos técnicos e humanísticos, possibilitando que desempenhe suas funções clínicas seguindo as melhores práticas, ao mesmo tempo em que desenvolve uma visão crítica sobre os dilemas de seu cotidiano", explicam os organizadores. Trata-se de uma obra de grandes dimensões publicada pelo Cremesp, pois tem cerca de mil páginas, divididas em dois volumes, que levou mais de três anos de dedicação dos autores e organizadores para ser concluída.

A obra se destina a ser usada como ferramenta de referência e consulta, tanto para especialistas na área como para médicos generalistas. O primeiro volume engloba seções sobre princípios gerais dos cuidados paliativos; aspectos clínicos gerais, com enfoque no controle dos sintomas mais comuns associados a doenças ameaçadoras da vida; procedimentos comuns nos cuidados paliativos e situações clínicas específicas, como HIV/Aids, doenças cardiovasculares e quadros demenciais. No segundo, são detalhados tópicos referentes às ciências humanas, como ensino, comunicação, espiritualidade, religiosidade e de assistência social em cuidados paliativos. Além disso, o segundo volume traz grande enfoque em bioética, ética médica e aspectos médico-legais em cuidados paliativos e situações de fim de vida. São discutidos importantes dilemas bioéticos, sob a abordagem da bioética descritiva, ou seja, apresentando os argumentos pró e contra determinado tema.

Para Irene Abramovich, presidente do Cremesp, "'Cuidados Paliativos: da Clínica à Bioética' chega em boa hora, como robusta ferramenta de consulta aos dedicados médicos que já enfrentam os desafios de trabalhar em uma área com tantas exigências intelectual, técnica e em habilidades de comunicação".

O livro -- com tiragem de cinco mil exemplares, cada volume -- será distribuído gratuitamente aos médicos interessados, tanto aos que atuam neste cenário, passando por quem trabalha em especialidades afeitas, quanto aos colegas que ainda estão refletindo sobre se dedicarem a tal campo.

UPpharma on-line: publicação dirigida a médicos, prescritores e profissionais da saúde


(11) 5533-5900 – uppharma@uppharma.com.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim UPpharma on-line é de responsabilidade de cada um dos autores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial, sem a expressa autorização da DPM Editora.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail uppharma@uppharma.com.br . Qualquer dúvida, ou dificuldade de navegação, poderá ser atendida pelo serviço de suporte UPpharma on-line pelo e-mail: uppharma@uppharma.com.br

Seu IP: 34.204.169.230 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)