Hora certa:
 

  • edição 206

Sociedades

Campanha da SBACV orienta a população sobre sinais e sintomas de aneurismas

Você sabia que os aneurismas não ocorrem apenas na região do cérebro? Conhece os sinais e sintomas que indicam a presença de um aneurisma de aorta torácica? É capaz de reconhecer os fatores de risco para o aneurisma abdominal ou para o aneurisma periférico? Essas e outras questões encontram resposta na cartilha educativa sobre aneurismas, lançada neste mês, como parte das comemorações do Agosto Azul Vermelho, período dedicado à conscientização sobre a saúde vascular.

O documento foi elaborado por especialistas da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV). Com textos curtos e didáticos, os especialistas oferecem à população em geral acesso a um conteúdo qualificado, capaz de chamar a atenção dos leitores para medidas simples, porém que podem fazer a diferença para manter a saúde, o bem-estar e a vida.

"O diagnóstico de uma doença vascular é feito ouvindo as queixas dos pacientes, fazendo um exame físico detalhado e pedindo exames complementares necessários. É importante lembrar que algumas doenças são silenciosas e, por isso, a consulta de rotina também é fundamental para o cuidado com a saúde vascular", afirmou o presidente da SBACV, Julio Peclat, que faz questão de ressaltar: o médico angiologista ou cirurgião vascular é o profissional capacitado para tratar de problemas das artérias, veias e vasos linfáticos.

Tratamento - Segundo Mateus Borges, diretor de Publicações da Sociedade, após o diagnóstico o médico especialista encaminhará o paciente para iniciar a série de cuidados necessários para evitar o agravamento do quadro. "Os tipos de tratamento são diversos, dependendo de cada caso, e podem ser feitos com medicamentos, cirurgias ou outros procedimentos menos invasivos, além de mudanças simples nos hábitos de vida. Em alguns casos, é aconselhável uma equipe médica multidisciplinar, que, além do angiologista ou cirurgião vascular, pode envolver um cardiologista, neurologista, endocrinologista, clínico geral, obstetra, entre outros", explicou.

O lançamento da Cartilha pela SBACV marca as atividades do Agosto Azul Vermelho. Trata-se de uma iniciativa com o objetivo de conscientização e educação em saúde dos brasileiros, em especial dos que apresentam comportamento de risco (uso de cigarros e bebida alcoólica, sedentarismo, estresse, má alimentação etc.). Assim como qualquer enfermidade, alertam os especialistas, a prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais.

Além da cartilha, a SBACV está divulgando material sobre o assunto por meio de suas redes sociais, distribuindo conteúdo com fontes confiáveis para a imprensa e marcando presença nos espaços urbanos com a iluminação de monumentos e prédios públicos em azul e vermelho, as cores da campanha. Personalidades da mídia também estão somando apoio à campanha, com a gravação de vídeos de alerta sobre os cuidados com as doenças vasculares.

"De forma geral, a mensagem principal da iniciativa capitaneada pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, com a campanha Agosto Azul Vermelho, é que precisamos cuidar da saúde para evitar ter que tratar da doença. Quando se tem uma mensagem relevante, o desafio é fazer esse recado chegar a cada vez mais pessoas", ressaltou o presidente da SBACV.

 

 
 

UPpharma on-line: publicação dirigida a médicos, prescritores e profissionais da saúde


(11) 5533-5900 – uppharma@uppharma.com.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim UPpharma on-line é de responsabilidade de cada um dos autores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial, sem a expressa autorização da DPM Editora.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail uppharma@uppharma.com.br . Qualquer dúvida, ou dificuldade de navegação, poderá ser atendida pelo serviço de suporte UPpharma on-line pelo e-mail: uppharma@uppharma.com.br

Seu IP: 34.204.169.230 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)