Hora certa:
 

Sociedades

Revista da SOCESP traz uma edição científica inteira dedicada aos recentes estudos clínicos que impactam no dia a dia da cardiologia

A nova edição da Revista da SOCESP mostra, por meio de estudos clínicos rigorosamente conduzidos, as evidências que devem pautar estratégias diagnósticas e terapêuticas mais atuais para enfrentar as doenças cardiovasculares, que são as que mais matam no Brasil com 400 mil óbitos todos os anos. “Os estudos selecionados transitam em tantas áreas da cardiologia demonstrando que a especialidade avança em múltiplas direções e em velocidade espantosa, tornando a incorporação de tais conhecimentos um desafio ao médico clínico. Daí a importância de uma edição que, de maneira sintética e objetiva, porém crítica e precisa, apresenta esses trabalhos”, conta o editor-chefe da publicação, Luís Henrique Wolff Gowdak.

O cardiologista conta que para fundamentar a edição se valeu da experiência de mais de duas décadas na formação de alunos e residentes na Faculdade de Medicina da USP e no Instituto do Coração e foi auxiliado pelos coeditores Felix Ramires, também do Incor, e Renato Lopes da Duke University, nos Estados Unidos, além de dezenas de cardiologistas e profissionais de saúde que assinaram os artigos com base em congressos internacionais e publicações de estudos selecionados.

Luís Henrique Gowdak conta que a edição traz temas variados incluindo estudos sobre anticoagulação em pacientes com fibrilação atrial subclínica (estudo ARTRESIA) ou reumática (estudo INVICTUS) e estudos de desfechos cardiovasculares em pacientes obesos diabéticos (estudo SELECT). “Na área de insuficiência cardíaca, temos a discussão sobre a dapagliflozina em pacientes com insuficiência cardíaca com fração de ejeção levemente reduzida ou preservada (estudo DELIVER) e uma análise crítica do estudo HEART-FID sobre o uso da carboximaltose férrica em pacientes com deficiência de ferro”, destaca.

O editor-chefe ainda ressalta que as cardiomiopatias estão representadas pela discussão de dois estudos: o papel da inibição da miosina em pacientes com cardiomiopatia hipertrófica obstrutiva encaminhados para terapia de redução septal (estudo VALOR-HCM) e o tratamento com patisirana em pacientes com amiloidose cardíaca por transtirretina (Estudo APOLLO-B). “Temos também uma apresentação sobre a eficácia e segurança de longo prazo da inclisirana em pacientes de alto risco cardiovascular e LDL-colesterol elevado (estudos ORION-1 e 3) e uma discussão dedicada a um estudo de intervenção percutânea em pacientes com disfunção ventricular esquerda isquêmica (Estudo REVIVED-BCIS2)”, completa.

A edição da Revista da SOCESP, com download gratuito, contempla dez artigos médicos e ainda um suplemento com três artigos multiprofissionais dos Departamentos de Enfermagem, Nutrição e Odontologia.

UPpharma on-line: publicação dirigida a médicos, prescritores e profissionais da saúde


(11) 5533-5900 – uppharma@uppharma.com.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim UPpharma on-line é de responsabilidade de cada um dos autores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial, sem a expressa autorização da DPM Editora.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail uppharma@uppharma.com.br . Qualquer dúvida, ou dificuldade de navegação, poderá ser atendida pelo serviço de suporte UPpharma on-line pelo e-mail: uppharma@uppharma.com.br

Seu IP: 34.239.170.244 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)